8.12.19

A Apostasia do Povo

Lição 11, 07 a 13 de Dezembro 


Sábado à tarde 

VERSO ÁUREO: “Também mandei aos levitas que se purificassem e viessem guardar as portas, para santificar o dia de sábado. Também nisto, Deus meu, lembra-Te de mim; e perdoa-me segundo a abundância da Tua misericórdia.” Neemias 13:22 

LEITURAS DA SEMANA: Neemias 13:1-22; Deuteronómio 23:3-6; Números 18:21-24; João 5:5-16 

No intervalo entre os capítulos 12 e 13, Neemias voltou para a Babilónia. Embora não saibamos quanto tempo ele ficou lá, quando retornou a Jerusalém (por volta de 430-425 A.C.), os judeus tinham apostatado da fé. Eles tinham feito uma aliança com Deus quanto a diversos assuntos: primeiro, não se casar com idólatras; em segundo lugar, observar cuidadosamente o sábado; e, por fim, cuidar do templo e dos seus funcionários mediante os dízimos e ofertas (Neemias 10). Apesar disto, eles tinham desonrado as três promessas. 

Neemias percebeu a negligência na devoção. As pessoas tinham deixado de devolver os dízimos e as ofertas, começaram a usar os aposentos do templo para outros propósitos, deixaram de guardar o sábado apropriadamente e estavam a casar-se com estrangeiros. E, ainda pior, os líderes escolhidos por Neemias contribuíram para o declínio do relacionamento dos israelitas com Deus! Não é de admirar que Neemias tenha ficado arrasado ao ver quanto as coisas tinham mudado. No entanto, em vez de aceitar este facto, mais uma vez, conforme o seu caráter exigia, ele agiu em prol da glória de Deus.