23.11.19

Provas, Tribulações e Listas

Lição 9, 23 a 29 de Novembro 


Sábado à Tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “[...] firmemente aderiram a seus irmãos; seus nobres convieram, numa imprecação e num juramento, de que andariam na Lei de Deus, que foi dada por intermédio de Moisés, servo de Deus, de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do Senhor, nosso Deus, e os Seus juízos e os Seus estatutos.” Neemias 10:29 

LEITURAS DA SEMANA: Esdras 1:9-11; 8:1-23; Daniel 1:1, 2; 5; Deuteronómio 30:1-6; Neemias 11:1, 2; 12:1-26 

Geralmente não lemos as genealogias nem as longas listas de itens na Bíblia. Mas elas foram incluídas ali por uma razão. O Senhor da Bíblia é o Deus dos detalhes. Ele percebe as peculiaridades, e isso garante-nos que nunca seremos esquecidos por Ele. 

Os poucos exemplos de genealogia mostram que Deus conhece a nossa família, e as listas de coisas revelam que Ele Se importa até com o que os outros consideram “insignificante”. Jesus afirmou que Deus cuida dos pardais e conta os fios do nosso cabelo: “Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo; valeis mais do que muitos pardais!” (Lucas 12:6, 7). O Deus que Se importa com estes detalhes também Se importa conosco e conhece tudo o que nos perturba. 

Portanto, podemos ter plena segurança, cultivar a confiança no Senhor e descansar na certeza de que Ele Se importa com todas as áreas da nossa vida. Embora isto seja reconfortante, também nos mostra que precisamos importar-nos com todos os aspectos da nossa existência.