20.11.19

Promessas

Quarta-feira, 20 de Novembro 

4. Leia Neemias 10:30-39. Quais são as quatro coisas que os israelitas prometeram fazer como parte da aliança renovada? 

O povo prometeu o seguinte: 

1. Não realizar casamentos mistos (casamentos que pudessem levar à idolatria); 

2. Praticar a verdadeira observância do sábado (sem distrações com transações comerciais); 

3. Cumprir o cancelamento de dívidas e a observância do ano sabático para cuidar dos pobres e dar-lhes liberdade; 

4. Sustentar financeiramente o templo, os seus serviços e as suas equipas trazendo as primícias dos frutos, os primogénitos e os dízimos, assegurando a continuação da verdadeira adoração. 

As três primeiras promessas referem-se ao relacionamento com os outros (casamentos e cancelamento de dívidas) e com Deus (observância do sábado), enquanto a última (Neemias 10:32-39) trata das regras do templo. O objetivo dos israelitas era demonstrar que eles estavam comprometidos com a aliança e, portanto, implementariam formas práticas de desenvolver o seu relacionamento com Deus e com os outros. Mesmo que nem sempre guardassem a aliança perfeitamente, eles entendiam que práticas e hábitos corretos influenciariam o futuro. Se a nação israelita desejava ir pelo caminho certo, ela teria que estabelecer maneiras de agir e costumes que a conduzissem aonde desejava ir. Se desejava andar intimamente com Deus, era importante valorizar o sábado e cuidar do templo. 

Infelizmente, os israelitas não cumpriram muito bem as suas promessas, conforme demonstrado nos últimos capítulos de Neemias. No entanto, embora nem todos as tenham cumprido, muitos o fizeram. Com a ajuda de Deus e mantendo o foco Nele é possível desenvolver hábitos corretos e firmar-se no caminho certo. 

“Através do correto exercício da vontade, pode ocorrer uma transformação completa na sua vida. Entregando a vontade a Cristo, une-se com o poder que está acima de todos os outros. Obterá força do alto para permanecer firme e, pela constante entrega a Deus, será capacitado para viver a nova vida, a vida da fé.” Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 48 

Há algo que o impede de viver o que está escrito nesta citação?