26.11.19

Onde Estão os Sacerdotes?

Terça-feira, 26 de Novembro 

Como vimos ontem, o cumprimento maravilhoso de uma profecia trouxe os judeus de volta da Babilónia. 

No entanto, assim como acontece com tudo o que envolve o ser humano, existiam problemas. Um deles era que, apesar de todas as promessas de restauração depois do exílio, muitos judeus não quiseram retornar à terra dos seus antepassados. Isto é, eles preferiram ficar em Babilónia. Qual foi a razão para isto? 

5. Leia Esdras 8:1-15. De acordo com o verso 15, qual era a grande inquietação? Porque preocupava isto a alguém que desejava restabelecer a nação de Israel na sua antiga terra natal? 

O facto é que nem todos os judeus de Babilónia, incluindo alguns levitas, queriam voltar. Vários factores podiam estar envolvidos. Muitos destes judeus tinham nascido e crescido no novo país, e essa era a sua única experiência. Alguns talvez não desejassem fazer a longa e perigosa viagem para uma terra que eles não conheciam. Por fim, apesar dos desafios, eles levaram levitas suficientes para ministrar no templo (veja a lição de quinta-feira). 

“Naquele momento, os judeus tinham permanecido na terra do exílio durante quase um século e meio. Escavações em Nippur trouxeram à luz vários documentos que mostram a riqueza de muitos judeus que viviam na região da Mesopotâmia durante o reinado de Artaxerxes I. Portanto, deve ter sido uma tarefa difícil para Esdras convencer muitos deles a voltar na sua companhia. Os colonos que voltaram podiam esperar apenas uma vida de árduo pioneirismo na antiga pátria, com muito menos conforto do que tinham em Babilónia. Em vista destas considerações, é surpreendente que Esdras tenha sido bem-sucedido em convencer quase 2 mil famílias a retornar ao seu país de origem com os seus irmãos.” Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 3, p. 408 

“Através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus” (Atos 14:22). Qual é a realidade das provações e dificuldades para os que desejam servir ao Senhor fielmente?