25.11.19

Nas Suas Cidades

Segunda-feira, 25 de Novembro 

3. Examine as listas em Esdras 2 e Neemias 7. O que percebe nelas? 

A repetição de Esdras 2 (a lista dos que retornaram do cativeiro babilónico com Zorobabel e Josué) em Neemias 7 foi propositada. Estas listas podem parecer cansativas para nós, mas revelam um ponto importante: Deus importa-Se com detalhes que talvez não nos interessem. 

Os muros de Jerusalém agora estavam concluídos, e o texto bíblico demonstra intencionalmente que a primeira geração dos que retornaram, na época de Esdras e Neemias, contribuiu muito para esta grande realização, embora o sucesso lhes tivesse sido concedido por Deus. A geração presente tinha progredido a partir das realizações da geração anterior, mesmo que a tarefa tivesse sido complicada, repleta de obstáculos e não tenha sido concluída tão cedo quanto eles gostariam. 

A liderança de Esdras e Neemias foi valorizada, mas o povo também fez o seu trabalho. Cada grupo envolveu-se em diferentes tarefas, realizadas em momentos distintos. E o resultado foi impressionante. O início da obra (Esdras 2) está ligado ao fim (Neemias 7), e não apenas o segundo templo estava construído, mas também Jerusalém estava remodelada e bem estabelecida. 

4. Leia Neemias 7:73. O que revela este texto sobre o sucesso deles em fazer a vontade de Deus? 

“E todo o Israel [habitou] nas suas cidades.” Neemias 7:73 

Em muitos aspectos, todo o regresso e a reconstrução foram maravilhosos. O povo que muitos anos antes tinha tido a sua cidade devastada, o seu templo destruído e a sua terra assolada tinha agora retornado à mesma terra e à mesma cidade. E estava a reconstruir tudo, até o templo. Deve ter parecido algo miraculoso para eles e também para aqueles que estavam ao seu redor. Entretanto, tudo aconteceu de acordo com a vontade e as promessas de Deus. 

Existe alguma situação sem esperança na sua vida para a qual ainda aguarda o livramento divino?