28.11.19

Na Cidade Santa

Quinta-feira, 28 de Novembro 

8. Leia Neemias 11:1, 2. Porque tiveram os judeus que lançar sortes para ver quem teria que morar em Jerusalém em vez de morar nas outras cidades? 

O que nos ensina Neemias 11? Era necessário conseguir novos moradores para Jerusalém dentre os que tinham acabado de regressar ao país depois do exílio. 

Parece que era mais fácil viver no campo do que na cidade. As pessoas tinham as suas terras, herdadas dos seus antepassados. Abandoná-las e ir morar em Jerusalém era um sacrifício, e muitos podiam, com razão, sentir que seriam desarraigados se fizessem isso. A vida teria novos desafios, e um estilo de vida urbano seria diferente da experiência numa área rural. Mudar-se para um ambiente novo e desconhecido é sempre difícil. 

É muito desafiador mudar para uma nova cidade ou país onde o evangelho precisa ser disseminado! Cumprir a missão nas cidades requer disposição para experimentar novas aventuras e dificuldades. 

“Os nossos obreiros não estão a alcançar o que deviam. Os nossos líderes não se despertaram para a obra que deve ser feita. Quando penso nas cidades nas quais pouco foi feito, onde há milhares que precisam ser advertidos da breve volta do Salvador, sinto um intenso desejo de ver homens e mulheres a sair para a obra com o poder do Espírito, cheios do amor de Cristo por corações que perecem.” Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja 7, p. 40 

9. Porque é mencionada a longa lista de sacerdotes e levitas em Neemias 12:1-26? Qual é a ligação entre eles e a dedicação do muro de Jerusalém, descrita na segunda parte do mesmo capítulo (Neemias 12:27-47)? 

Deus deseja que tudo seja feito de modo apropriado. Antes que grandes obras sejam realizadas, são necessárias pessoas consagradas. Estas famílias sacerdotais tinham ajudado Neemias a construir o muro. Assim podiam adorar o Deus vivo no templo de modo seguro e sem intervenção externa. O muro era importante para manter a segurança, mas a adoração verdadeira estaria em risco sem a presença de sacerdotes dedicados. Por isso, o povo, nas suas várias funções, tinha o seu papel a desempenhar.