15.11.19

Louvor e Petição

Quinta-feira, 14 de Novembro 

5. Leia Neemias 9:32-38. Qual é o foco da conclusão desta oração de confissão? 

Mais uma vez, a oração volta-se para o louvor a Deus, exaltando as Suas qualidades: Ele é grande, poderoso e temível, Aquele que guarda a aliança e a misericórdia. O povo parecia sincero no seu reconhecimento da bondade de Deus para com ele. Também apresentou uma petição que consistia numa aliança estabelecida com Deus, que foi descrita com detalhe no capítulo 10. Qual era a petição do povo? 

“Agora, pois, ó Deus nosso, ó Deus grande, poderoso e temível, que guardas a aliança e a misericórdia, não menosprezes toda a aflição que nos sobreveio.” Neemias 9:32 

A comunidade tinha que pagar tributos aos reis que a dominavam. A opressão de todos os lados estava a atormentar o pequeno grupo de israelitas, e eles estavam cansados disto. Tinham suportado uma tirania após a outra e esperavam alívio. 

Curiosamente, eles chamaram-se “servos”. Após destacarem a infidelidade da sua nação, concluíram a oração referindo-se a si mesmos através dessa palavra. É evidente que os servos obedecem aos seus superiores. O uso deste termo sugere que eles percebiam que precisavam obedecer ao Senhor de uma forma que os seus antepassados não tinham feito. Esta era a expressão do desejo de serem fiéis ao Senhor e aos Seus mandamentos. Como servos de Deus, eles estavam a pedir Ele que agisse em seu favor. 

A comunidade de Esdras e Neemias descreveu a sua experiência naquele momento como uma “grande angústia” (Neemias 9:37), que pode ser comparada à aflição que os israelitas viveram no Egito (Neemias 9:9). A oração deles louvava a Deus porque Ele tinha visto a sua aflição no Egito e não a tinha ignorado. A comunidade pedia a Deus que interviesse, como Ele tinha feito no passado, mesmo que eles não merecessem. Reconheciam que, entre reis, príncipes, sacerdotes, profetas e ancestrais, ninguém era fiel; portanto, confiavam apenas na graça e na misericórdia de Deus para com eles, não em si mesmos nem nas obras dos seus antepassados. 

Leia Romanos 5:6-8. Como reflete este texto o que os israelitas estavam a pedir a Deus? Que consolo encontramos na petição dos israelitas e nas declarações de Paulo em Romanos?