12.11.19

Lições do Passado

Terça-feira, 12 de Novembro 

3. Leia Neemias 9:9-22. Qual é a diferença entre esta parte da oração e a anterior? 

A oração passa dos louvores a Deus, pela Sua fidelidade, ao relato da contrastante infidelidade dos israelitas na sua experiência no Egito e no deserto. Nela, Neemias menciona todas as diferentes coisas que Deus deu aos israelitas; mas, infelizmente, a resposta dos “pais” a essas dádivas foi orgulho e teimosia, além do desprezo pelas ações graciosas de Deus entre eles. 

O reconhecimento do fracasso humano e da falta de verdadeira devoção a Deus é um passo importante no arrependimento e na confissão.
E mesmo que o texto esteja a falar de pessoas que há muito nos deixaram, ninguém pode negar que todos temos problemas com as mesmas questões que elas enfrentaram. 

Aqui entra o evangelho tanto para nós como para elas. Confessar os nossos pecados não nos salva, apenas o sacrifício de Cristo pode fazer isso a nosso favor. O arrependimento, junto com a confissão, é central para o nosso reconhecimento de que devemos ser justificados apenas por Jesus. “Quando através do arrependimento e fé aceitamos a Cristo como nosso Salvador, o Senhor perdoa os nossos pecados e suspende a punição prescrita para a transgressão da Lei. Então, o pecador encontra-se diante de Deus como uma pessoa justa; desfruta o favor do Céu e, através do Espírito, tem comunhão com o Pai e o Filho” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 191). 

Ao mesmo tempo, visto que a Sua bondade faz com que nos arrependamos dos pecados e os confessemos, devemos estar decididos, pelo poder de Deus, a abandoná-los. 

A conclusão é que Israel tinha sido obstinado, e Deus, amoroso. Ao refletir sobre as ações do Senhor a favor dos israelitas, eles lembraram-se de que, visto que Deus tinha feito muito por eles no passado, Ele continuaria a cuidar deles no presente e no futuro. Por isso era tão importante que o povo se lembrasse sempre das ações de Deus na sua história. Quando eles se esqueciam delas, envolviam-se em problemas. 

Pense num momento em que teve a certeza de que Deus estava a atuar na sua vida. Como o pode confortar essa lembrança da próxima vez que enfrentar lutas? Como pode confiar mais na bondade divina ao enfrentar sentimentos de desânimo, abatimento e temor quanto ao futuro?