5.11.19

Ler e Interpretar a Palavra

Terça-feira, 05 de Novembro 

4. Leia Neemias 8:4-8. Como foi feita a leitura da Lei? 

Dois grupos de 13 homens permaneceram com Esdras durante a leitura. O primeiro grupo de 13 (Neemias 8:4) ajudou a ler a Palavra de Deus, e o segundo grupo de 13 (Neemias 8:7) ajudou na compreensão das passagens. Não temos nenhuma informação sobre como este arranjo funcionou em praça aberta; entretanto, os homens que ajudaram na leitura possivelmente tenham segurado a Torá (os manuscritos em hebraico eram pesados e precisavam ser desenrolados por outras pessoas), para a lerem sucessivamente e de maneira alternada. Como leram desde a manhã até ao meio-dia, devem ter descoberto um modo de alcançar a todos na praça. 

As frases “dando explicações” e “de maneira que entendessem o que se lia” (Neemias 8:8) podem referir-se à interpretação ou à tradução das passagens. Ambas são igualmente prováveis neste caso. O povo tinha retornado de Babilónia, onde tinham vivido por muitos anos, e onde a língua principal era o aramaico. Portanto, pode não ter sido fácil entender a leitura em hebraico, especialmente para as gerações mais jovens. Este relato mostra que os leitores da Bíblia podem beneficiar-se de explicações ou comentários. A pregação e a explicação tornam o texto vivo e incentivam os ouvintes a aplicar as informações pessoalmente. 

5. Como se assemelham os acontecimentos de Atos 8:26-38 ao que estava a acontecer em Jerusalém? Quais são as lições para nós? 

Como protestantes, entendemos que cada cristão deve conhecer a Palavra de Deus por si mesmo e que não deve aceitar cegamente a palavra de mais ninguém quanto à verdade bíblica, independentemente da sua autoridade. Ao mesmo tempo, quem não foi já abençoado porque alguém o ajudou a entender o significado de algum texto? Todos precisamos conhecer as nossas crenças por nós mesmos, mas isto não significa que, às vezes, não possamos ser iluminados pelos ensinamentos de outros.