27.11.19

Humilhados Diante de Deus

Quarta-feira, 27 de Novembro 

6. Que promessa foi dada ao povo hebreu em Deuteronómio 30:1-6? O que significava esta promessa para homens como Esdras e Neemias? 

Esdras e Neemias conheciam as profecias. Eles sabiam que Deus traria o povo de volta do cativeiro. Em Neemias 9, vimos que eles compreendiam a sua história e as razões dos seus problemas. Ao mesmo tempo, também conheciam a graça e a direção de Deus, apesar dos seus pecados. 

Portanto, eles acreditavam que o Senhor lhes daria sucesso no seu retorno do cativeiro. Contudo, estas promessas não significavam que eles não enfrentariam desafios ao longo do caminho. Durante boa parte deste trimestre consideramos as provações e as tribulações que eles enfrentaram, mesmo entre as promessas de Deus. 

7. Qual foi o desafio em Esdras 8:16-23, e como reagiram os israelitas diante dele? 

Apesar das promessas, Esdras sabia que a viagem era perigosa. Portanto, o jejum e a humilhação diante de Deus eram maneiras de reconhecer a sua dependência do Senhor para obter o sucesso. Naquele momento, com tantos perigos à frente, a ideia de pedir ajuda e proteção ao rei tinha pelo menos ocorrido a Esdras. Mas, por fim, o servo de Deus escolheu não o fazer, ao contrário de Neemias (Neemias 2:9), que teve uma escolta para ­o proteger. É evidente que Esdras pensou que, se tivesse pedido a ajuda do rei, teria trazido desonra ao Senhor, pois ele já tinha dito ao rei: “A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que O buscam, para o bem deles; mas a Sua força e a Sua ira, contra todos os que O abandonam” (Esdras 8:22). Neste caso, tudo lhes correu bem, e ele escreveu posteriormente (Esdras 8:31) que o Senhor os tinha protegido, e chegaram ao destino em segurança. 

É evidente que devemos confiar em Deus em todas as circunstâncias. Ao mesmo tempo, em que ocasiões devemos pedir ajuda aos que não são da nossa fé? Em muitos casos, porque isto não é errado e até talvez seja recomendável?