22.11.19

Estudo Adicional 22.11.19

Sexta-feira, 22 de Novembro 

Texto de Ellen G. White: “Consagração”, Caminho a Cristo, p. 43-48 

“O serviço no santuário terrestre dividia-se em duas partes: os sacerdotes ministravam diariamente no lugar santo, ao passo que uma vez ao ano o sumo sacerdote efetuava uma obra especial de expiação no lugar santíssimo, para a purificação do santuário. Dia após dia, o pecador arrependido levava a sua oferta à porta do tabernáculo e, colocando a mão sobre a cabeça da vítima, confessava os seus pecados, ­transferindo-os assim, figuradamente, de si para o sacrifício inocente. O animal era então morto. ‘Sem derramamento de sangue, não há remissão de pecado’ (Hebreus 9:22). ‘A vida da carne está no sangue’ (Levítico 17:11). A Lei de Deus, sendo violada, exige a vida do transgressor. O sangue, representando a vida que tinha sido perdida pelo pecador cuja culpa a vítima carregava, era levado pelo sacerdote ao lugar santo e aspergido diante do véu, atrás do qual estava a arca contendo a Lei que o pecador transgredira. Por esta cerimónia, o pecado era transferido, mediante o sangue, em figura, para o santuário. Em alguns casos o sangue não era levado para o lugar santo; mas a carne devia então ser comida pelo sacerdote, conforme Moisés determinou aos filhos de Arão [...] ‘para que [levassem] a iniquidade da congregação’ (Levítico 10:17). Ambas as cerimónias simbolizavam [...] a transferência do pecado do penitente para o santuário.” Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 418 

Perguntas para discussão: 

1. Já fez promessas e não as cumpriu? Como podemos evitar um erro semelhante? 

2. Aliança é o estabelecimento legal de um relacionamento. Se quebramos a aliança com Deus, Ele é sempre fiel. A fidelidade divina pode atrair-nos a uma ligação íntima com o Senhor e, assim, ajudar-nos a viver como devíamos? 

3. Já foi infiel e rejeitou as promessas da aliança? (Lucas 22:20; Hebreus 8:13; 9:15). Entendeu a promessa do perdão em Jesus, cujo sangue selou a Nova Aliança connosco?