8.11.19

Estudo Adicional 08.11.19

Sexta-feira, 08 de Novembro 

Ellen G. White: “Instruídos na Lei de Deus”, Profetas e Reis, p. 661-668 

“Agora eles deviam manifestar fé nas Suas promessas. Deus tinha aceitado o seu arrependimento; deviam agora alegrar-se na certeza do perdão dos pecados e na sua restauração ao favor divino [...]. 

Toda a conversão verdadeira ao Senhor produz alegria permanente na vida. Quando um pecador se rende à influência do Espírito Santo, ele vê a sua própria culpa e mácula em contraste com a santidade do grande Examinador dos corações. Ele vê-se a si mesmo condenado como transgressor. Mas não se deve por causa disso entregar ao desespero; pois o seu perdão já está assegurado. Ele pode alegrar-se na certeza do perdão dos pecados, no amor de um Pai celestial perdoador. É a glória de Deus envolver os seres humanos pecadores arrependidos nos braços do Seu amor, ligar as suas feridas, purificá-los do pecado e vesti-los com as vestes da salvação.” Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 668 

Perguntas para discussão: 

1. Em que condições pode sentir “a alegria do Senhor” (Neemias 8:10) como a sua força? Precisamos fazer algo para experimentar o poder de Deus e o Seu perdão? O quê? 

2. Como podemos encontrar o equilíbrio entre o lamento pelos nossos pecados e a alegria no Senhor? Estas atitudes não são contraditórias entre si? Como é que a Lei e o evangelho apresentam a resposta? (Veja Romanos 3:19-24). 

3. Em Neemias 8:10 foi dito ao povo: “Ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força”. Como nos podemos alegrar em Deus? O que significa neste contexto ser “consagrado”?