19.11.19

Estrutura da Aliança

Terça-feira, 19 de Novembro 

Os estudiosos da Bíblia reconhecem que existe uma estrutura típica para as alianças bíblicas; isso é visto até em alianças feitas pelos antigos hititas. Isto é, Deus comunicou-Se com o povo de uma forma que ele, na sua cultura, pudesse entender. 

As alianças comuns durante a época do antigo Israel tinham as seguintes partes: declaração preliminar (quem é Deus); prólogo histórico (relacionamento passado definido); determinações ou leis; bênçãos e maldições; testemunhas, provisão especial ou sinal da aliança. Portanto, não devia ser surpresa o facto de Deus ter usado algo semelhante para Se comunicar com o Seu povo naquela época, pois estavam familiarizados com a prática. 

Por exemplo, todo o livro de Deuteronómio foi escrito na forma de uma aliança, pois Moisés convidou o povo de Deus a entrar num novo relacionamento de aliança com o Senhor. Ele expressou a aliança da seguinte maneira: (1) Declaração preliminar (Deuteronómio 1:1-5); (2) prólogo histórico (Deuteronómio 1:6–4:43); (3) determinações ou leis (Deuteronómio 4:44–26:19); (4) bênçãos e maldições (Deuteronómio 27–30); (5) testemunhas (Deuteronómio 30:19); e, finalmente, (6) provisão especial (Deuteronómio Dt 31:9-13). 

3. Leia Josué 24. Como é este padrão de aliança revelado também neste capítulo? 

A renovação da aliança feita por Josué segue a mesma estrutura.
Primeiro, há uma declaração na qual Deus Se apresentou como “o Senhor, Deus de Israel” (Josué 24:2). Depois, vem um longo prólogo histórico, no qual Josué lembra o povo das obras que Deus fez por ele no passado (Josué 24:2-13). Após essa história, são especificadas as determinações ou leis (Josué 24:14, 15, 23), mencionadas as bênçãos e maldições (Josué 24:19, 20), identificadas as testemunhas (J Josué s 24:22, 27) e declarada a provisão especial (Josué 24:25, 26). Aqui, também, Deus usou a forma básica de uma aliança para Se comunicar com Israel e mostrar aos israelitas não apenas a Sua liderança no passado, mas o que era exigido deles para cumprir a sua parte na aliança. 

Leia Josué 24:15. Que princípio encontrado neste verso pode aplicar-se a nós?