16.11.19

Deus e a Aliança

Lição 8, 16 a 22 de Novembro 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “Por causa de tudo isso, estabelecemos aliança fiel e o escrevemos; e selaram-na os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes. [...] não desampararíamos a casa do nosso Deus.” Neemias 9:38; 10:39 

LEITURAS DA SEMANA: Neemias 10:1-39; Génesis 4:8-19; Hebreus 8:1-7; 13:20; Josue 24 

Na Bíblia o que significa aliança? A explicação mais fácil para uma aliança bíblica é que ela é o estabelecimento legal de um relacionamento entre Deus e o Seu povo. É Deus a dizer: “Tu és o Meu povo, e Eu Sou o teu Deus”. Além disto, encontramos a utilização de alianças escritas entre outros povos no mundo antigo, muitas vezes entre os líderes e os seus súbditos. 

Estas alianças foram estabelecidas porque beneficiavam ambas as partes. O líder cuidava do povo, e o povo pagava impostos. Mas com Deus a aliança era diferente. Deus não recebia nada, e ainda prometia ser fiel à aliança mesmo quando o povo não o fosse. Quando as coisas más começavam a acontecer, o conhecimento das bênçãos e maldições ­vinculadas à aliança permitiam que os israelitas percebessem que estavam a quebrar a aliança. 

Nesta semana, vamos estudar em Neemias 10 a aliança que os israelitas renovaram com Deus e vamos examinar algumas informações gerais, na Bíblia, sobre a história e a importância de se fazer uma aliança.