6.11.19

A Resposta do Povo

Quarta-feira, 06 de Novembro 

Quando Esdras abriu a Palavra de Deus, a Torá hebraica, o povo levantou-se. Antes de ler, ele abençoou o nome de Deus. Depois da leitura, “o povo respondeu: Amém! Amém!” (Neemias 8:5, 6) em uníssono ao erguer as mãos para o céu. Eles inclinaram então a cabeça e adoraram com o rosto em terra. 

6. Leia Neemias 8:9-12. Porque disseram os líderes ao povo: “não pranteeis, nem choreis”? 

“Assim, nos anos posteriores, quando a Lei de Deus foi lida em Jerusalém aos cativos que voltaram de Babilónia, e o povo chorava por causa das suas transgressões, foram proferidas as graciosas palavras: ‘Não vos lamenteis. [...] Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força’.” Neemias 8:9, 10; Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 281 

Enquanto ouviam as palavras de Deus, o povo ficou impressionado com a sua própria pecaminosidade e começou a chorar. Quando Deus Se revela a nós e começamos a compreender que Ele é cheio de amor, bondade, misericórdia e fidelidade, as nossas insuficiências e falhas em ser o que devemos ser são colocadas em primeiro plano. Ver a santidade de Deus através da Sua Palavra faz-nos perceber, sob uma nova luz, a nossa condição terrível. Esta percepção fez com que os israelitas chorassem e lamentassem, mas eles não se deviam entristecer, “porque a alegria do Senhor” era a sua força (Neemias 8:10). Noutras palavras, apesar dos seus fracassos, eles podiam confiar no poder de Deus. 

Este também era um dia especial, um dia santo, a Festa das Trombetas (Rosh Hashaná), no qual o curto toque das trombetas sinalizava a importância da preparação do “coração” para o juízo do Senhor (Dia da Expiação, celebrado no 10º dia do mês de tishri). O toque das trombetas indicava o chamado para estar diante de Deus e arrepender-se. Visto que a intenção daquele dia era lembrar o povo de que se devia voltar para Deus, o choro e o lamento é compreensível. Mas os líderes lembraram os israelitas de que, como se tinham arrependido, Deus tinha-os escutado e, portanto, era hora de se alegrar no perdão de Deus. 

Jesus teve que ir para a cruz como a única maneira de resolver o problema do pecado e nos dar esperança. O que revela isto sobre a gravidade do pecado?