13.11.19

A Lei e os Profetas

Quarta-feira, 13 de Novembro 

4. Leia Neemias 9:23-31. Como foram os israelitas descritos em comparação com a grande bondade de Deus (Neemias 9:25)? 

A próxima parte da oração/sermão concentra-se na vida em Canaã, quando os israelitas possuíram a terra que Deus lhes tinha dado. Eles tinham recebido terras, cidades, vinhas e campos prontos para serem usados, mas não tinham dado o devido valor, tomando essas coisas como garantidas. No fim do verso 25 somos informados que eles “comeram, e se fartaram, e engordaram”. Engordar é uma expressão encontrada apenas algumas vezes na Bíblia (Deuteronómio 32:15; Jeremias 5:28) e em todas essas ocasiões tem uma conotação negativa. 

O povo pode ter vivido “em delícias, pela [Sua] grande bondade”, mas não se deleitou em Deus; o seu deleite estava nas coisas que tinha. Parece que possuir as coisas não produz uma caminhada íntima com Deus. Às vezes pensamos: “Se eu tivesse isto ou aquilo, seria feliz”. No entanto, os israelitas tinham tudo da parte de Deus, e, ainda assim, a sua “felicidade” naquelas coisas apenas os tornou menos devotos a Ele. É muito fácil concentrar-nos nas dádivas e esquecermos o Doador. Este é um engano fatal. 

Isto não significa que não podemos ficar felizes pelas coisas que Deus nos concede. Ele deseja que nos alegremos nas Suas dádivas, mas esta alegria não garante um relacionamento com Ele. Se não formos cuidadosos, estas coisas podem tornar-se uma pedra de tropeço. 

Neste momento, os líderes confessaram que tinham sido infiéis a Deus. Ao examinarem a sua história, eles mencionaram especificamente as transgressões que tinham cometido como nação. Alguns aspectos são especialmente importantes, pois são repetidos: (1) Israel rejeitou a Lei de Deus e (2) perseguiu os profetas. 

Noutras palavras, os israelitas perceberam que a Lei de Deus e os Seus profetas eram essenciais para o desenvolvimento deles como nação piedosa e como indivíduos. A oração enfatiza esta conclusão, afirmando que, se um homem cumprisse os mandamentos de Deus, por eles viveria (Neemias 9:29; veja Levítico 18:5). A prece destaca que foi o Espírito que falou por intermédio dos profetas. Deus deu-nos os Seus mandamentos para que tenhamos vida em abundância e enviou os Seus profetas para nos guiar na nossa compreensão da verdade. O que fazemos com estas dádivas é uma questão essencial para nós.