7.11.19

A Alegria do Senhor

Quinta-feira, 07 de Novembro 

A frase “a alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8:10) serve como um lembrete de que Deus deseja que nos regozijemos e desfrutemos a vida. Acima de tudo, não é qualquer tipo de alegria, mas a alegria que vem porque conhecemos a Deus e a realidade do Seu amor. Todos os dias devemos esforçar-nos para nos deleitar no Senhor e na Sua bondade, ­regozijando-nos por tudo o que Ele nos concedeu. Além disso, a alegria em Deus dá-nos forças para enfrentar o dia e lidar com o que surge no nosso caminho. 

7. Leia Neemias 8:13-18. O que ocorreu ali e o que revela isso sobre o povo e os seus líderes naquele momento? 

No dia seguinte, os líderes do povo foram a Esdras para aprender mais sobre o Livro Sagrado. Esta iniciativa demonstrada pelos líderes revelou o seu desejo de conduzir a comunidade a Deus. Eles entenderam que não podiam guiar o povo da maneira certa se eles mesmos não buscassem o Senhor e o conhecimento Dele. 

8. Leia Levítico 23:39-43. O que deviam fazer os israelitas? Porquê? 

O texto de Neemias 8:15 menciona que os israelitas estavam a agir de acordo com o que estava “escrito”. Vemos aqui outro exemplo de como desejavam seriamente obedecer à Palavra de Deus, especialmente porque depois de décadas em cativeiro tinham aprendido a desobedecer. Além disso, conforme o texto de Levítico, eles deviam celebrar a festa “e, por sete dias”, alegrar-se “perante o Senhor”, seu Deus (Levítico 23:40). Noutras palavras, ao se lembrarem dos atos divinos de misericórdia, graça e salvação, o povo precisava alegrar-se com o que o Senhor tinha feito por eles. 

Pense no que recebemos em Jesus (Ele está simbolizado em todas as festas do antigo Israel). Como podemos alegrar-nos no Senhor mesmo durante provações difíceis e dolorosas? Porque, especialmente durante esses momentos, é crucial que façamos isto?