14.10.19

TEMPO PROFÉTICO

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO 2019

Na primeira lição deste trimestre mencionamos que Deus chamou Zorobabel (538 a.C.) e Esdras (457 a.C.) para ministérios especiais. Na segunda lição, refletimos sobre o chamado de Deus para Neemias (444 a.C.). Precisamos entender que estes chamados foram feitos em harmonia com a presciência de Deus. Por exemplo, Zorobabel foi movido por Deus para realizar uma tarefa específica em resposta ao fim dos 70 anos de cativeiro sobre o qual Jeremias tinha profetizado.

3. Em que ano Esdras foi chamado para o ministério? O ano em que o rei Artaxerxes emitiu um decreto. Porque esse ano é importante na profecia? Daniel 9:24-27

Daniel 9:25 afirma: “Desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas”. A última semana desta profecia é mencionada no verso 27. Visto que uma semana tem sete dias, uma semana profética corresponde a sete anos (Números 14:34; Ezequiel 4:5, 6). Portanto, esta profecia fala de 70 semanas, o que equivale a 490 anos. Qual é a data inicial da profecia das 70 semanas? Ela deve ser contada a partir do momento em que foi promulgado o decreto para restaurar e reconstruir Jerusalém.

Houve um total de três decretos com referência à restauração do povo judeu. Ciro, Dario e Artaxerxes deram ordens para que houvesse restauração. No entanto, somente o decreto de Artaxerxes inclui a preocupação com a cidade de Jerusalém, e somente esse decreto está associado à exaltação a Deus por Sua intervenção (Esdras 7:27, 28).

Contamos o início da profecia das 70 semanas a partir do ano 457 a.C., o sétimo ano do rei Artaxerxes I, conforme mencionado em Esdras 7:7-26. Além disso, visto que o ano 457 a.C. marca também o início da profecia das 2.300 tardes e manhãs de Daniel 8:14 (veja o estudo da lição de amanhã), este decreto serve como ponto de partida para as duas profecias. As setenta semanas terminaram no ano 34 d.C., quando a pregação do evangelho foi ampliada e alcançou os gentios (esta data foi marcada pela perseguição da igreja primitiva e pelo martírio de Estêvão). A metade da última semana coincidiu com o ano 31 d.C., ano em que Jesus morreu na cruz.

Examine a profecia de Daniel 9:24-27. De que forma ela revela, com incrível exatidão, o ministério de Jesus? Como uma profecia deste tipo deve ajudar a confirmar a nossa fé?