11.10.19

Neemias Prepara-se Para A Sua Tarefa

Quinta-feira, 10 de Outubro 

O Senhor tinha chamado Neemias para esta tarefa e providenciou tudo o que ele precisava. Conhecendo as promessas de Deus e a certeza do chamado divino, ele prosseguiu, mas avançou com cautela e oração. Noutras palavras, embora soubesse que Deus estava com ele, esse conhecimento não o impediu de analisar o que devia fazer. 

5. Leia Neemias 2:11-20. O que fez o servo de Deus para se preparar para o projecto de reconstrução dos muros? 

Lições sobre liderança: 

Lição 1: Neemias não contou a ninguém os planos que Deus pusera no seu coração realizar em Jerusalém (Neemias 2:12). Ele não apenas não contou esses planos ao inimigo, mas também os omitiu dos líderes judeus. Neemias estava numa missão de reconhecimento para descobrir o que precisava ser feito. 

Lição 2: Antes de apresentar qualquer coisa, o servo de Deus fez o seu “trabalho de casa” e planeou toda a obra necessária. 

Lição 3: Quando Neemias, finalmente, falou da tarefa, ele descreveu primeiro o que Deus tinha feito até aquele momento para guiar aquela expedição e então acrescentou as palavras do rei. Ele encorajou os judeus antes de pedir o compromisso deles. Foi um verdadeiro milagre que eles tenham reagido de modo tão favorável, apesar da resistência que viria. Mediante as orações e o jejum de Neemias, Deus preparou tanto o rei como o povo judeu para que respondessem positivamente. 

6. Leia Neemias 2:19, 20. O que revelam estes versos sobre a fé deste líder? Textos como Deuteronómio 7:9, Salmos 23:1-6 e Números 23:19 podem tê-lo ajudado? 

As nossas conversas demonstram quem somos e no que acreditamos. Neemias falava palavras edificantes. Ele não tinha receio de glorificar a Deus, mesmo quando as pessoas zombavam dele. Embora conhecesse o desprezo dos inimigos pelos israelitas, ele não mediu palavras nem negou a sua confiança na providência divina. Como José no Egito, Neemias não tinha medo de manifestar a sua fé entre os povos que não criam em Deus.