23.10.19

Neemias Age (444 a.C.)

Quarta-feira, 23 de Outubro 

7. Leia Neemias 4. O que fizeram os judeus sob a liderança de Neemias para enfrentar a oposição? Porque era importante que eles se preparassem para lutar, em vez de simplesmente não fazerem nada, acreditando que Deus os protegeria? 

Depois de inícios e interrupções, o povo começou a trabalhar outra vez. Os judeus oraram e, então, Neemias organizou uma vigilância ativa. O povo fazia turnos durante o dia e à noite para estar preparado para qualquer ataque iminente. Neemias também organizou as pessoas ao redor do muro, munindo-as com armas, para que cada família estivesse pronta para lutar. Além disso, ele dividiu os seus servos em dois grupos: um trabalhava, e o outro segurava armas. Havia também provisões especiais para todos os que trabalhavam no muro, pois estes encontravam-se mais próximos do perigo. Cada construtor segurava uma espada com uma mão e com a outra acrescentava tijolos ou pedras e argamassa ao muro. Eles estavam preparados para enfrentar a oposição. Fizeram a parte deles; o Senhor fez o resto. A fé de Neemias na proteção divina é inspiradora. No entanto, ele não ficou sentado há espera que Deus fizesse tudo. Eles prepararam-se da melhor maneira que puderam. 

Entre as declarações mais inspiradoras da Bíblia estão duas passagens de Neemias: “Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa” (Neemias 4:13, 14); “O nosso Deus pelejará por nós” (Neemias 4:19, 20).

Os judeus podiam ter parado a construção outra vez por causa da oposição persistente, mas, em vez de serem dominados pelo medo, agarraram-se à promessa de que Deus pelejaria por eles. Quando encontramos oposição ao nome do Senhor, às nossas crenças ou ao que o Criador nos chama a fazer, devemos lembrar-nos de que “Deus pelejará por nós”. 

No fim, os judeus perceberam que o Senhor estava por trás do que eles estavam a fazer, e isso deu-lhes coragem para seguir em frente. 

Porque é tão importante ter a convicção de que estamos a fazer a vontade de Deus? Como podemos saber se o que estamos a fazer é a vontade do Senhor?
-->