22.10.19

Interrupção da Obra

Terça-feira, 22 de Outubro 

5. Em Esdras 4:6-24, o que fizeram os inimigos para interromper a obra em Jerusalém? 

As “gentes da terra” escreveram cartas de acusação contra os judeus e a sua obra primeiro a Dario (Esdras 5 e 6), depois a Xerxes (Assuero) e a Artaxerxes. Elas estavam a fazer tudo ao seu alcance para impedir a obra em Jerusalém. 

O povo das nações vizinhas declarou que, se a cidade fosse reconstruída, o rei perderia o seu poder sobre ela, pois Jerusalém sempre tinha sido um local de rebelião e problemas. Infelizmente, Artaxerxes foi levado a crer que os judeus estivessem a construir apenas porque queriam obter a sua independência e, assim, incitar o confronto. Ele ordenou que o trabalho fosse interrompido, e o povo enviou um exército para impedir a reconstrução da cidade. Esta abordagem violenta fez com que a obra de Deus parasse. 

6. Leia Esdras 4:23, 24. Porque pararam os judeus a construção? Eles não sabiam que Deus desejava que eles reconstruíssem a cidade? O que os atrapalhou? 

Evidentemente, os judeus perceberam que Deus os tinha chamado para reconstruir a cidade e o templo, mas, por causa da forte oposição, eles tiveram medo. Talvez tenham inventado desculpas como “agora não deve ser a hora”, ou “se isto fosse realmente o que Deus desejava que fizéssemos, Ele teria providenciado um meio”, ou ainda “talvez nem devíamos ter voltado para cá”. Quando a oposição nos impede de fazer o que acreditamos ser o chamado de Deus para nós, temos a tendência de questionar a orientação divina e duvidar dela. Podemos facilmente convencer-nos de que cometemos um erro. O medo pode paralisar a nossa mente, e os pensamentos transformam-se em desespero e desamparo, em vez de nos concentrarmos no poder de Deus. 

Já viveu uma situação em que estava convencido de que Deus o tinha chamado para fazer algo, mas teve dúvidas quando as coisas ficaram difíceis? (Pense, por exemplo, em João Batista.) O que aprendeu com essa experiência?