24.10.19

Fazer Uma “Grande Obra”

Quinta-feira, 24 de Outubro 

8. Leia Neemias 6:1-13. Porque via Neemias o seu trabalho em Jerusalém como uma “grande obra” (Neemias 6:3)? Quais foram as tentativas para o deter? 

O capítulo 6 de Neemias descreve muitos atentados contra a vida do servo de Deus. Sambalate e Gesém continuaram a enviar cartas a Neemias para o levar a procurá-los sob o pretexto de uma reunião. No entanto, o encontro devia ocorrer na planície de Ono, que estava em território inimigo. Neemias percebeu a verdadeira intenção do convite. Sambalate, Tobias e Gesém viram uma janela de oportunidade que duraria apenas até que o muro fosse concluído, e os portões, fechados. Os judeus tinham a proteção do rei persa e, por isso, os seus inimigos não podiam vencê-los com um ataque frontal. Mas, se estes inimigos se livrassem do líder, impediriam o progresso da obra ou, até mesmo, provocariam a sua interrupção definitiva. Sambalate, Tobias e Gesém não desistiram. Mesmo que Neemias não respondesse, eles continuaram a tentar. Deve ter sido frustrante para o servo de Deus ter que lidar com a oposição a cada momento. Ele respondeu-lhes: “Estou a fazer uma grande obra” (Neemias 6:3). 

Pelos padrões do mundo, Neemias estava a fazer uma grande obra como copeiro do rei, visto que essa era uma ocupação de prestígio, uma das mais importantes da terra, em que ele servia como conselheiro do rei. Mas qual seria o propósito de construir uma cidade que estava em ruínas, que não tinha nenhuma importância aparente? Isto era o que ele chamava grande obra? Neemias considerou a obra de Deus grande e mais importante do que a sua carreira porque percebeu que a honra do nome de Deus estava em jogo em Jerusalém. 

Além disso, quando Deus estabeleceu os serviços do santuário, Ele instituiu o sacerdócio. Para manter o santuário santo e especial para as pessoas, Ele permitiu que apenas os sacerdotes realizassem os deveres dentro do templo. Temos dificuldade de ver a santidade de Deus; por isso, Ele tomou providências para ajudar os israelitas a entrar na Sua presença com reverência. Neemias sabia que o pátio do templo era para todos, mas não os aposentos interiores. Pelas suas palavras acerca do encontro no interior do templo, Semaías não só se mostrou falso profeta, sugerindo algo contrário à ordem de Deus, mas também se expôs como traidor. 

Hoje, sem o santuário terrestre, como podemos manter o senso da santidade divina? De que modo a percepção da santidade de Deus, em contraste com a nossa pecaminosidade, nos leva à cruz?