25.10.19

Estudo Adicional 25.10.19

Sexta-feira, 25 de Outubro 

Textos de Ellen G. White: Profetas e Reis, p. 635-660 (“Os Reconstrutores do Muro”, “Condenada a Extorsão” e “Ciladas dos Pagãos). 

“A oposição e o desencorajamento que os reconstrutores nos dias de Neemias tiveram que enfrentar da parte de inimigos declarados e falsos amigos são típicos da experiência dos que trabalham hoje para Deus. Os cristãos são provados, não somente pela ira, desprezo e crueldade de inimigos, mas pela indolência, inconstância, frouxidão e deslealdade de pretensos amigos e auxiliares.” Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 644 

“Na firme devoção de Neemias à obra de Deus, e na sua confiança igualmente firme em Deus, está a razão da derrota dos seus inimigos em atraí-lo ao seu poder. A pessoa indolente facilmente cai presa da tentação; mas na vida que tem alvo nobre, propósito envolvente, o mal encontra pouco terreno. A fé de quem está constantemente a avançar não se debilita; pois acima, embaixo e além, ele reconhece o Infinito Amor a promover todas as coisas para realização do Seu bom propósito. Os verdadeiros servos de Deus trabalham com determinação que não falhará, porque estão na constante dependência do trono da graça.” Profetas e Reis, p. 660 

Perguntas para discussão: 

1. Coloque-se no lugar de Zorobabel, Josué e os outros líderes quando os seus inimigos ofereceram ajuda. Eles fizeram bem em não aceitar a oferta. Como podemos saber quando devemos colaborar com outros que não são da nossa fé? Que critérios devemos seguir? 

2. É perigoso fazer concessões em relação à fé. A história de Israel até ao cativeiro babilónico traz exemplos de transigência. Porém, o que ocorre quando alguns vão a extremos para evitar este problema? Jesus foi ­acusado de transgredir o Sábado (João 9:14-16). Os Seus acusadores não foram ao outro extremo, ao desejar matá-lo por causa das curas feitas no Sábado? Como podemos encontrar o equilíbrio? 

Estudo Adicional - Comentários 

- Profetas e Reis, “Os reconstrutores do muro”, p. 635-645. 

- A Ciência do Bom Viver, “Buscar o verdadeiro conhecimento”, p. 451-457.