18.10.19

ESTUDO ADICIONAL 18.10.19

SEXTA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO

Leia atentamente Profetas e Reis, p. 697-699 que fala sobre a profecia das 70 semanas e o seu cumprimento histórico.

“O tempo da vinda de Cristo, a Sua unção pelo Espírito Santo, a Sua morte, e a pregação do evangelho aos gentios foram definidamente indicados. O povo judeu teve o privilégio de compreender essas profecias e reconhecer o seu cumprimento na missão de Jesus. Cristo insistia com os Seus discípulos quanto à importância do estudo profético. Referindo-Se à profecia dada a Daniel acerca do tempo deles, disse: ‘Quem lê, entenda’ (Mateus 24:15). Depois da Sua ressurreição, Ele explicou aos discípulos em ‘todos os profetas’, ‘o que Dele se achava em todas as Escrituras’ (Lucas 24:27). O Salvador falara por intermédio de todos os profetas. ‘O Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir’.” 1 Pedro 1:11; Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 234

Perguntas para discussão:

1. Que princípios devemos seguir para saber se estamos a fazer a vontade de Deus não apenas quando Ele nos chama para fazer algo de que gostamos, mas em todas as situações?

2. Leia a história de Jonas e como ele respondeu ao chamado de Deus. Que lições tiramos da sua experiência? Ao mesmo tempo, contraste o que Jonas fez com o que Paulo fez ao ser chamado (Atos 9:1-20). Quais foram as principais diferenças entre eles?

3. “A história de Judas apresenta o triste fim de uma vida que podia ter sido honrada por Deus. Tivesse Judas morrido antes da sua última viagem a Jerusalém, e teria sido considerado digno de um lugar entre os doze, e alguém cuja falta muito se faria sentir” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 716). Pense na história de Judas Iscariotes. O seu “chamado” era para trair Jesus? Se sim, isso seria justo para com ele? Como podemos entender Judas e as oportunidades que ele teve em contraste com o que ele acabou por fazer? Que lições aprendemos com a sua história sobre o poder da livre escolha?

ESTUDO ADICIONAL - Comentários

Profetas e Reis, “A vinda de um Libertador”, 681-702.

O Grande Conflito, “Uma profecia muito significativa”, p. 317-342.