28.10.19

Contrário ao Espírito da Lei

Segunda-feira, 28 de Outubro 

2. Leia Neemias 5:6-8 e Êxodo 21:2-7. Que situação despertou a fúria de Neemias? 

Por mais difícil que seja compreender, a escravidão era uma norma cultural no mundo antigo. Um pai ou mãe podia tornar-se escravo ou vender um(a) filho(a). Social e legalmente, os pais tinham o direito de vender os seus filhos e filhas. Contudo, visto que o propósito essencial de Deus é conceder liberdade, Ele regulou esta prática em Israel exigindo que os credores libertassem os seus escravos a cada sete anos. Por isso, o Senhor protegeu o povo para que não se tornasse escravo permanentemente e demonstrou o Seu desejo de que as pessoas vivessem livres. 

Embora o empréstimo fosse permitido pela lei, a cobrança de juros não era admitida (para as regras bíblicas contra a usura, veja Êxodo 22:25-27;
Levítico 25:36, 37; Deuteronómio 23:19, 20). No entanto, o juro cobrado pelos credores era pequeno se comparado ao que as nações ao redor cobravam. Era solicitado do povo o pagamento de 1% ao mês. Textos da Mesopotâmia do século 7 a.C. revelam uma cobrança de juros anuais de 50% para a prata e 100% para o trigo. Portanto, os 12% de juros anuais eram baixos em comparação com o praticado pelos países da Mesopotâmia. Mas, segundo a Palavra de Deus, o único erro dos credores foi cobrar juros (Neemias 5:10-12), e, curiosamente, o povo nem mencionou isto na sua queixa. Todo o restante estava conforme a norma social, bem como de acordo com as disposições da lei. Então, porque se indignou Neemias (Neemias 5:6)? Surpreendentemente, ele não agiu de imediato, mas ponderou seriamente sobre o assunto. 

O facto de Neemias ter lidado com o problema de maneira firme é algo admirável. Embora tecnicamente a injustiça não transgredia a Lei e era socialmente aceitável, ou até mesmo “boa” em comparação com as práticas da região, ele não a ignorou. O espírito da Lei tinha sido quebrado nesta situação. Especialmente durante um período de dificuldades económicas, era dever do povo que se ajudassem uns aos outros. Deus está do lado dos oprimidos e necessitados, e Ele teve que comissionar profetas para falar contra os males e a violência cometidos contra os pobres. 

Como podemos, mesmo sem querer, obedecer à letra da Lei enquanto transgredimos o espírito que está por trás dela? (Veja Miqueias 6:8)