20.10.19

Começa a Oposição

Domingo, 20 de Outubro

1. Leia Esdras 4:1-5. Na sua opinião, porque é que o remanescente israelita recusou a ajuda de outros povos na construção do templo?

Superficialmente, o pedido parecia bondoso e amigável, então porque recusar ajuda? Em certo sentido, a resposta encontra-se no próprio texto. Os “adversários” foram oferecer-lhes ajuda. Adversários? Esta palavra por si só apresenta um forte indício da razão pela qual os israelitas reagiram desta maneira.

Porque foram estas pessoas chamadas adversárias? 2 Reis 17:24-41 explica que elas foram trazidas de outras nações para Samaria e para a região circunvizinha depois da deportação dos israelitas do Reino do Norte. O rei da Assíria enviou-lhes um sacerdote, que devia ensiná-las a adorar o Deus da terra, isto é, o Deus de Israel. Contudo, a religião resultante incorporou também os deuses cananeus. Portanto, o remanescente israelita temia que essa religião fosse trazida para a adoração no templo. Sendo assim, o melhor e mais inteligente a fazer foi exatamente o que eles fizeram: dizer “não, obrigado”.

Precisamos lembrar porque tudo isto estava a acontecer. A transigência constante dos antepassados de Israel para com as religiões pagãs ao seu redor levou à destruição do templo, bem como ao exílio. Presumivelmente, durante o processo de reconstrução do templo, a última coisa que os israelitas queriam fazer era associar-se aos povos vizinhos.

2. Que outras informações do texto mostram que esta recusa foi a coisa certa a fazer? (Veja Esdras 4:4, 5).

Pense na facilidade com que os judeus podiam ter defendido a aceitação da ajuda dos povos vizinhos na reconstrução do templo. O que diz 2 Coríntios 6:14 neste contexto?