18.10.19

A NOSSA RESPONSABILIDADE

QUINTA-FEIRA, 17 DE OUTUBRO 2019

Se somos chamados por Deus, ainda temos a livre escolha de aceitar ou rejeitar esse chamado, assim como podemos aceitar ou rejeitar a salvação que Ele nos oferece. O Senhor pode colocar-nos numa posição específica, mas podemos escolher não seguir as Suas ordens. É evidente que Deus deseja que façamos determinadas coisas por Ele, assim como nos convida a nos tornarmos como Ele. A eleição divina para uma tarefa específica faz parte do Seu plano para a nossa salvação. Ao fazermos o que o Senhor nos chama a fazer, revelamos na nossa vida a realidade da salvação que Ele nos deu.

Saul foi coroado rei, mas, infelizmente, nunca entregou completamente o seu coração ao Senhor, apesar da tarefa que lhe foi concedida. Ser chamado por Deus para fazer algo especial para Ele não é garantia de que a pessoa aceite o Senhor. O nosso livre-arbítrio continua a ser o fator determinante. Se não seguimos a orientação divina, podemos perder tudo.

7. Leia Êxodo 3 e Êxodo 4. O que acontece quando o Senhor chama alguém para uma tarefa?

A nossa resposta pode ser como a de Esdras e Neemias, que foram sem questionar, ou podemos ser como Moisés, que tinha objeções e desculpas. Moisés acabou por obedecer, mas não sem antes se tentar livrar da tarefa. Ele opôs-se a ela, alegando que não era suficientemente bom, que era alguém sem valor e que não tinha um cargo importante. Então, como poderia o faraó ouvi-lo? Moisés também estava preocupado com a possibilidade de o povo judeu não acreditar nele nem o escutar, de modo que a obra se tornasse inútil. Além disso, ele queixou-se de que não era qualificado: “Sou pesado de boca e pesado de língua” (Êxodo 4:10). Ele disse que não tinha as habilidades necessárias. Por fim, Moisés propositadamente pediu a Deus que enviasse outra pessoa. No entanto, ao lermos a história dele, descobrimos o líder poderoso, embora falho, em que ele se tornou. Este servo do Altíssimo cumpriu fielmente a tarefa que o Senhor o tinha chamado para fazer.

Que desculpas usamos muitas vezes para recusar o chamado do Senhor e não fazer o que Ele deseja que façamos?