16.10.19

A ELEIÇÃO DIVINA

QUARTA-FEIRA, 16 DE OUTUBRO 2019

Há muito debate sobre Deus nos eleger ou nos escolher para fazer alguma tarefa. Muitos têm ideias diferentes sobre o significado desta eleição. O que diz a Bíblia sobre este assunto?

5. Leia Romanos 8:28, 29. Para que nos chama Deus? Para que nos escolhe Ele?

Esta passagem afirma especificamente que Deus predestinou a humanidade para ser conforme a imagem do Seu Filho. Ela não diz que o Senhor nos predestinou para sermos salvos ou condenados nem diz que não temos escolha quanto a este assunto. Noutras palavras, o propósito da eleição é a nossa transformação. Devemos ser transformados para refletir o Filho de Deus. Esta mudança foi prometida no verso seguinte (Romanos 8:30), no qual Paulo declarou que aqueles a quem Deus chama Ele também justifica (torna-os justos) e glorifica (santifica). Portanto, o Senhor não pede que nos transformemos a nós mesmos; em vez disso, o Criador promete fazer esta mudança pelo Seu poder.

6. Leia Romanos 9. Que tipo de eleição ou chamado de Deus é descrito neste capítulo?

Em Romanos 9, Paulo discutiu a eleição divina para uma tarefa específica. Os israelitas tinham sido escolhidos para levar as boas-novas sobre Deus ao mundo. A frase “amei Jacó, porém Me aborreci de Esaú” (Romanos 9:13) é normalmente compreendida no sentido de que Deus amou apenas um dos irmãos. Porém, no contexto desta passagem, Paulo estava a dizer que Jacó tinha sido escolhido, mas não Esaú. Para que tinha Jacó sido selecionado? Para ser o pai da nação israelita. Portanto, existem dois tipos de eleição ou escolha que Deus faz. Primeiro, Ele escolhe cada um de nós para a salvação e deseja que sejamos transformados à imagem de Jesus. Em segundo lugar, Ele escolhe pessoas diferentes para tarefas específicas.

Porque é encorajador saber que foi predestinado para a salvação? Isto significa que as suas escolhas não podem levá-lo a perder a salvação oferecida por Deus?