7.9.19

Viver a Esperança do Advento

Lição 11, 07 a 13 de Setembro 


Sábado à tarde 

VERSO ÁUREO: “Meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” 1 Coríntios 15:58 

LEITURAS DA SEMANA: Lucas 18:1-8; Mateus 24; 25; 1 Coríntios 15:12-19; Eclesiastes 8:14; 12:13, 14; Apocalipse 21:1-5; 22:1-5 

Jesus anunciou o reino de Deus como uma realidade presente da qual podemos fazer parte hoje. Ele enviou os Seus discípulos para fazer o mesmo anúncio e estabelecer o Seu reino com a pregação do evangelho e o serviço aos outros; isto é, dando gratuitamente como tinham recebido (veja Mateus 10:5-8). 

Mas Jesus também foi claro em dizer que o Seu reino é diferente, ao dizer que ele “não é deste mundo” (João 18:36), e que ainda viria em plenitude. Com a Sua encarnação, ministério, morte e ressurreição, o reino de Deus foi inaugurado; no entanto, Jesus também aguardava com ansiedade o tempo em que o Seu reino substituiria totalmente os reinos deste mundo, e o reino de Deus seria pleno. 

Por definição, os adventistas, que aguardam esta vinda e este reino, são pessoas esperançosas. Mas esta esperança não fala apenas de um novo mundo futuro. Enquanto a esperança contempla o futuro, ela também transforma o presente. Com esta esperança, vivemos no presente de acordo com o que esperamos viver no futuro, e trabalhamos para fazer a diferença hoje de uma forma que se harmonize com aquilo que esperamos que o mundo seja um dia.