14.9.19

Saúde e vida ao ar livre

"Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma." 3 João 2.

"As coisas da natureza são bênçãos de Deus providas para dar saúde ao corpo, mente e espírito. São dadas para o bem, para conservá-los bem, e para restabelecer os doentes. Ligadas à hidroterapia, são mais eficientes em restaurar a saúde do que todas as drogas do mundo.

No campo os enfermos encontram muitas coisas que lhes chamam a atenção para longe de si mesmos e dos seus sofrimentos. Eles podem olhar para todos os lados e desfrutar as coisas belas da natureza — flores, campos, árvores frutíferas carregadas com o seu precioso tesouro, matas estendendo a sua aprazível sombra, e as colinas e vales com a sua vegetação variada e múltiplas formas de vida.

E os doentes são não apenas distraídos por um ambiente assim, mas ao mesmo tempo aprendem as mais preciosas lições espirituais. Rodeados pelas maravilhosas obras de Deus, a sua mente eleva-se das coisas visíveis para as invisíveis. A beleza da natureza leva-os a pensar nos inigualáveis encantos da Nova Terra, onde não haverá nada que desfigure o belo, nada que corrompa ou destrua, nada que cause doença ou morte.

A natureza é o médico de Deus. O ar puro, a radiante luz solar, as belas flores e árvores, pomares e vinhedos, bem como o exercício ao ar livre em meio a tal ambiente, promovem a saúde — o elixir da vida. A vida ao ar livre é o único remédio que muitos doentes necessitam. A sua influência é poderosa para curar doenças causadas pela vida sofisticada, a vida que debilita e destrói as faculdades físicas, mentais e espirituais.

Quão compensador para os extenuados enfermos habituados à vida da cidade, ao clarão das muitas luzes, e ao barulho das ruas, é a quietude e a liberdade do campo! Com que avidez eles se voltam para a paisagem da natureza! Quão felizes se sentiriam em poderem desfrutar as vantagens de um hospital no campo, onde pudessem sentar-se ao ar livre, regozijar-se com o sol, e respirar o aroma das árvores e flores! Há propriedades vitais no bálsamo do pinheiro, no aroma do cedro e do abeto. E há outras árvores que promovem a saúde. Tais árvores não devem ser impiedosamente cortadas. Tratai-as com carinho onde forem abundantes, e plantai mais onde forem escassas. ...

Nada contribui tanto para promover a saúde e a felicidade como o viver num atrativo ambiente campestre. ... Que Deus nos ajude a fazer o nosso melhor para utilizar o poder vital da luz solar e do ar puro." Testemunhos para a Igreja, vol. 7, p. 76, 77-79.

Ellen G White, Refletindo a Cristo (Meditações Matinais), 11 de Maio