29.9.19

O Primeiro Regresso dos Exilados

Domingo, 29 de Setembro 

1. Leia Jeremias 25:11, 12; 29:10; e Daniel 9:1, 2. Quando aconteceu o primeiro regresso dos exilados? Que profecia este regresso cumpriu? 

Jeremias tinha escrito que a terra de Judá ia permanecer desolada durante 70 anos, sob o domínio de Babilónia (isto aconteceu no período de 606-605 a.C. a 537-536 a.C.). Então Deus abriria as portas para que os cativos regressassem, através da ordem de Ciro, em cumprimento da profecia. Quando Daniel estudou os escritos de Jeremias, percebeu que tinha chegado a hora deste regresso prometido. 

Em Daniel 9, o profeta estava perturbado, porque os 70 anos estavam quase a acabar sem nenhuma mudança aparente, e o novo Império Persa já tinha subido ao poder. Ele lamentou-se e voltou-se para Deus, a implorar misericórdia e o cumprimento das Suas promessas. No mesmo capítulo (Daniel 9:24-27), Deus assegurou a Daniel que estava a cuidar de tudo e que, no futuro, o Libertador ia morrer pelo povo, para expiar os seus pecados, trazer a justiça e cumprir o sistema dos sacrificios. O Deus estava a dizer era: “Daniel, não te preocupes. O verdadeiro Libertador (Jesus) certamente virá, mas também lhes enviarei livramento agora”. Pouco tempo depois, Deus moveu Ciro, o rei da Pérsia, a dar a ordem para libertar os cativos. Deus é sempre fiel às Suas promessas (veja em Daniel 10 como Deus interveio para assegurar que o Seu povo prosperasse na terra). 

Esdras 1 registra a proclamação do rei Ciro de que a nação de Israel estava livre para regressar a Jerusalém e construir a casa do Senhor. O primeiro grupo que regressou a Judá era composto por cerca de 50.000 pessoas e provavelmente incluísse mulheres e crianças de outros territórios. A ordem dada por Ciro, entre os anos 539 e 537 a.C., não apenas os deixou ir, mas também garantiu que eles regressassem com presentes e ofertas, incluindo os vasos originais do templo, que tinham sido saqueados por Nabucodonosor. Este evento lembra-nos a saída dos israelitas do Egito muitos anos antes, quando Deus moveu o coração dos egípcios para presentear Israel na sua despedida. 

Que outras profecias históricas foram cumpridas exatamente como prometido na Palavra? Sente conforto ao saber que Deus conhece o futuro e que podemos confiar nas Suas promessas?