13.9.19

Não Mais Lágrimas Nem Dor

Quinta-feira, 12 de Setembro 

6. Leia Apocalipse 21:1-5; 22:1-5 e tente imaginar como será a vida descrita nestes versos. Porque é difícil imaginar a vida sem pecado, morte, dor e lágrimas? 

As descrições bíblicas da vida depois do pecado são indiscutivelmente maravilhosas e gloriosas e, sem dúvida, representam apenas em parte o que nos espera. Mesmo nestes versículos, as descrições falam quase tanto do que não haverá ali como do que haverá. Visto que apenas conhecemos este mundo, é difícil imaginar a vida sem dor, sofrimento, morte, medo, injustiça nem pobreza. 

Ali, não apenas não haverá mais estas coisas, mas a descrição do Apocalipse acrescenta um toque pessoal: “E lhes enxugará dos olhos toda a lágrima” (Apocalipse 21:4). No contexto dos salvos, a compaixão de Deus pelos que sofreram ao longo da história humana atinge um clímax nesta frase. O Senhor não apenas acabará com o sofrimento deles, mas também enxugará as suas lágrimas. 

Feridos e marcados por uma vida de pecado e um mundo de injustiças e tragédias, podemos ver no livro do Apocalipse um processo de cura para todos os que foram vítimas do pecado de diversas maneiras. Descrevendo a árvore da vida, João explicou que “as folhas da árvore são para a cura dos povos” (Apocalipse 22:2). Mais uma vez, Deus mostrará a Sua compaixão pelo ser humano, que sente, experimenta, testemunha e sofre o mal neste mundo. O Seu plano de recriar a Terra inclui restaurar e curar cada um de nós. 

Até esse tempo, busquemos ser tudo o que podemos em Cristo, fazendo a nossa parte, por mais que ela seja pequena, para ministrar àqueles que precisam do que temos para oferecer. Seja o que for – palavras gentis, uma refeição quente, ajuda médica, atendimento odontológico, roupas ou aconselhamento – devemos fazê-lo com o amor abnegado que Jesus manifestou quando esteve aqui. 

É evidente que o mundo vai piorar cada vez mais, apesar dos nossos melhores esforços. Jesus sabia isso; no entanto, esta verdade não O impediu de ministrar aos outros, e isto também não nos deve impedir.