18.9.19

Generosidade

Terça-feira, 17 de Setembro 

“Deus ama ao que dá com alegria” (2 Corintios 9:7), e a doação generosa é um aspecto importante da vida cristã. Embora devamos permitir que a Bíblia desafie as nossas prioridades quanto às finanças e doações, a generosidade é mais do que apenas investir dinheiro numa causa, não importa o quanto ela seja digna. 

Em vez disso, a generosidade é uma das maiores atitudes da vida e uma qualidade essencial daqueles que temem ao Senhor, conforme observado diversas vezes no Salmo 112: “O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo” (Salmos 112:5). 

2. O que ensinam os seguintes textos sobre a generosidade para com os necessitados? Levitico 25:35-37; Salmos 119:36; 2 Corintios 8:12-15; 1 João 3:16-18; 1 Timoteo 6:17-19 

Nas suas cartas no Novo Testamento, Paulo citou regularmente a generosidade de Deus, expressa mais plenamente em Jesus, ao dar a Sua vida por nós, como a fonte da esperança cristã. Por sua vez, a Sua morte por nós é também a motivação para vivermos com generosidade para com os outros: “[Oro] para que a comunicação da tua fé seja eficaz no conhecimento de todo o bem que em vós há por Cristo Jesus (Filemom 6). 

A generosidade é uma atitude abundante, ousada e abrangente em relação à vida. Muitas coisas na nossa vida individual, na sociedade e na cultura levam-nos a focalizar a nós mesmos, e a reter o máximo que podemos. 

Porém, se a nossa fé é real, ela nos levará a morrer para nós mesmos e a viver mais para os outros. A nossa fé faz-nos imaginar o mundo e o seu povo como Deus os vê, nos seus aspectos bons e maus, e impele-nos a ajudar os necessitados, seja qual for a sua condição. 

Como característica da vida, a generosidade é prontamente apreciada por angariadores de recursos e instituições de caridade. Esta qualidade é mensurável e diretamente prática. Mas grandes doações não indicam necessariamente uma vida generosa (veja Marcos 12:41-44). Esta, sim, é maior e mais valiosa do que qualquer doação. Precisamos apreciar e cultivar mais um espírito generoso em tudo o que fazemos. Para a maioria das pessoas, a generosidade não vem naturalmente; é uma graça que precisamos cultivar e expressar na nossa vida de maneira proativa e intencional, independentemente da influência da nossa condição humana pecaminosa e egoísta. 

Além de doarmos dinheiro, ainda que generosamente, de que maneira devemos manifestar um espírito generoso?