13.9.19

Estudo Adicional 13.9.19

Sexta-feira, 13 de Setembro 

Textos de Ellen G. White: Atos dos Apóstolos, p. 309-322 (“Chamado a Mais Elevada Norma”); O Grande Conflito, p. 653-661 (“Será Desolada a Terra”). 

“Quando a voz de Deus põe fim ao cativeiro do Seu povo, há um terrível despertar daqueles que perderam tudo no grande conflito da vida. Enquanto perdurou o tempo da graça, estiveram cegos pelos enganos de Satanás e desculpavam a sua conduta de pecado. Os ricos orgulhavam-se da sua superioridade sobre aqueles que eram menos favorecidos; mas obtiveram as suas riquezas com a transgressão da lei de Deus. Negligenciaram alimentar o faminto, vestir o nu, tratar com justiça e amar a misericórdia. [...] Venderam-se em troca das riquezas e gozos terrestres e não procuraram enriquecer para com Deus. O resultado é que a sua vida foi um fracasso; os seus prazeres transformaram-se em amargura, os seus tesouros em corrupção.” Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 654 

“O grande conflito terminou. Pecado e pecadores já não existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. Daquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, na sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor.” O Grande Conflito, p. 678 

Perguntas para discussão: 

1. Precisamos preocupar-nos com esta vida e com este mundo se tudo vai ser destruído e reconstruído por Deus? Como devemos evitar o uso da promessa da nova vida para negligenciar os necessitados ou para explorar outras pessoas? 

2. Como adventistas, compreendemos que o mal, as dificuldades e o sofrimento vão aumentar à medida que nos aproximarmos do regresso de Jesus. Quando estas coisas acontecem, muitas vezes falamos de Mateus 24. Como devemos ver estas tragédias à luz de Mateus 25? 

Resumo: Deus não vai permitir que o mal perdure para sempre. A grande esperança bíblica é a vinda de Jesus, para acabar com o mal, curar a injustiça e criar um novo mundo (como ele foi planeado para ser). Com base na ressurreição de Jesus, esta esperança transforma o presente e encoraja o nosso serviço a Deus e aos outros, enquanto aguardamos a Sua vinda.