15.9.19

Amar a Misericórdia

Lição 12, 14 a 20 de Setembro 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “Ao justo “nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo. O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo.” Salmos 112: 4, 5 

LEITURAS DA SEMANA: Mateus 6:25-33; Tiago 1:5-8; 2:15, 16; Isaías 52:7; 58:1-10; 1 João 3:16-18 

Como vimos, a Bíblia está cheia de descrições veementes do interesse de Deus pelos pobres e oprimidos, bem como de apelos para que o Seu povo trabalhe a favor deles. Apesar da atenção dada a estas questões, esta ordem bíblica tem sido cumprida apenas de maneira esporádica e parcial, e será concluída apenas com a vinda de Cristo e com os eventos sobrenaturais que se seguirão. 

Até então, o mal persistirá de muitas formas, sendo alimentado pelas influências espirituais obscuras do diabo e dos seus anjos. Muitas vezes, este mal torna-se mais visível na pobreza, violência, opressão, escravidão, exploração, egoísmo e ganância. Neste mundo, as nossas comunidades, igrejas e famílias precisam lutar contra estes males, não importa o difícil que seja fazê-lo. Em resposta ao amor e aos mandamentos de Deus, vivendo à luz do ministério e do sacrifício de Jesus, e sendo capacitados e guiados pela presença do Espírito Santo, devemos ser compassivos, criativos e corajosos ao buscarmos praticar a justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com o nosso Deus (Miqueias 6:8).