22.9.19

Agentes de Mudança


-->
Domingo, 22 de Setembro

Nos primeiros capítulos de Atos, observamos como os primeiros cristãos fundaram uma comunidade diferente, a cuidar dos necessitados entre eles e, a alcançar juntos pessoas que não pertenciam ao grupo de crentes, oferecendo-lhes a ajuda de que precisavam e convidando-os a unirem-se ao que Deus estava a fazer entre eles.

Somando-se às descrições feitas por Jesus sobre o sal e a luz, Paulo usou uma série de metáforas para retratar a ação da igreja no mundo. Entre outras, ele descreve o povo de Deus como um sacrifício (Romanos 12:1), como o corpo de Cristo (1 Corintios 12:12-20), como embaixadores (2 Corintios 5:18-20) e como perfume (2 Corintios 2:14-16). Cada uma destas imagens fala de uma função dos cristãos como representantes ou agentes do reino de Deus mesmo hoje, num mundo devastado pelo grande conflito.

1. Recapitule cada uma destas descrições ”representativas” acima. Como gostaria de representar a Deus e a Sua lei de amor diante das pessoas ao seu redor? Porque?

Existe uma ação associada a cada uma destas imagens, não como um meio para que sejamos aceitáveis a Deus, mas como uma demonstração de que já fomos aceites por Ele mediante o sacrifício de Cristo, e correspondemos ao Seu amor e graça sendo os Seus agentes neste mundo ferido e agonizante.

Mas estas imagens também podem ser consideradas num nível ainda mais profundo: visto que a essência do reino de Deus é o Seu amor e a Sua graça, quando agimos em harmonia com estes princípios, refletindo aos outros amor e graça, representamos e participamos neste reino eterno mesmo hoje.

No direito internacional, uma embaixada nacional é considerada parte da nação que ela representa, mesmo quando fisicamente localizada num país estrangeiro, talvez a uma grande distância do país de origem. Da mesma forma, quando os princípios do reino de Deus são representados oferecem-se vislumbres dessa realidade eterna aqui e agora e, sendo assim, é indicada e prenunciada a derrota final do mal. E ao fazermos isto, como embaixadores e agentes de Cristo, podemos experimentar a realidade do Seu amor e justiça na nossa vida, na igreja e na vida daqueles a quem buscamos servir.

Leia 2 Coríntios 2:16. Qual é a diferença entre os dois aromas e como podemos saber qual deles exalamos?