10.9.19

A Esperança da Ressurreição

Terça-feira, 10 de Setembro 

A esperança cristã da segunda vinda de Jesus não significa apenas aguardar ansiosamente um futuro brilhante. Para os primeiros cristãos, a ressurreição corpórea de Jesus deu à promessa do Seu regresso uma realidade sólida. Se Ele pôde ressuscitar, o que eles tinham testemunhado por si mesmos, certamente voltaria para concluir o projeto de remover o pecado e os seus efeitos e renovar o mundo (veja 1 Coríntios 15:22, 23). 

Para o apóstolo Paulo, a ressurreição era o elemento essencial da esperança do advento. Ele estava preparado para apostar a credibilidade de tudo o que pregava neste milagre supremo na história de Jesus: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé” (1 Coríntios 15:17). Pense nas palavras do apóstolo neste verso e na importância da ressurreição de Cristo para todas as nossas esperanças. 

3. Leia 1 Coríntios 15:12-19. Porque é a verdade da ressurreição tão essencial para a esperança cristã? 

Presenciar o Cristo ressurrecto transformou os primeiros discípulos. Como já vimos, Jesus tinha-os enviado anteriormente para anunciar e expandir o reino de Deus (veja Mateus 10:5-8), mas a morte de Cristo destruiu a coragem deles e esmagou as suas esperanças. A comissão posterior (veja Mateus 28:18-20), dada a eles pelo Cristo ressurrecto e fortalecida pela vinda do Espírito Santo (veja Atos 2:1-4), levou-os a mudar o mundo e a viver o reino que Jesus tinha estabelecido. 

Livres do poder e do medo da morte, os primeiros cristãos partilharam e viveram corajosamente em nome de Jesus (veja, por exemplo, 1 Coríntios 15:30, 31). O mal que trouxe a morte é o mesmo que traz sofrimento, injustiça, pobreza e opressão em todas as suas formas. No entanto, por causa de Jesus e da Sua vitória sobre a morte, tudo isto terminará um dia. “O último inimigo a ser destruído é a morte” (1 Coríntios 15:26). 

No fim, não importa a quem ajudamos hoje, todos acabarão por morrer. Porque é importante anunciar aos outros a esperança que eles podem encontrar na morte e ressurreição de Jesus?