19.8.19

Vencer o mal com o bem

Segunda-feira, 19 de Agosto 

Quando consideramos o ensino de Jesus, vale a pena ter em mente os Seus interlocutores e as circunstâncias em que eles viviam. Jesus tinha começado a atrair multidões das regiões em que Ele tinha ministrado (veja Mateus 4:25; 5:1). A maioria era de pessoas comuns, viviam sob o domínio do Império Romano, mas alguns eram governantes judeus e líderes religiosos. A vida das pessoas comuns era difícil. Elas tinham poucas escolhas para a sua vida, que era sobrecarregada por pesados impostos e pela tradição religiosa. 

Ao ensinar estas pessoas, Jesus estava evidentemente interessado em oferecer-lhes um modo de viver bem, com dignidade e coragem, quaisquer que fossem as circunstâncias. Um exemplo disso encontra-se em Mateus 5:38-48. Na língua portuguesa, estas ordens, “dar a outra face”, “dar também a capa” e “andar a segunda milha”, são bem conhecidas como clichês. Mas essa familiaridade interpreta mal as ações e atitudes radicais que Jesus ensinou neste texto. 

Os cenários descritos por Jesus eram experiências comuns para muitos que O ouviam. Esses ouvintes eram muitas vezes agredidos violentamente pelos seus “superiores” ou senhores. Muitas vezes ficavam endividados e perdiam a sua propriedade para os proprietários de terras e credores. Muitas vezes eram pressionados pelos soldados romanos e forçados a trabalhar arduamente. Jesus ensinou o povo a responder com integridade, a tratar os opressores melhor do que eles mereciam e, ao fazê-lo, a resistir à perda da sua humanidade. Embora estes opressores tentassem exercer o seu poder, o povo teve sempre a liberdade de escolher como reagiria e, resistindo de maneira não violenta e respondendo generosamente, expunham o mal da opressão e da injustiça que estava a ser cometida. 

2. Compare Mateus 5:38-48 com Romanos 12:20, 21. Como devemos viver estes princípios radicais na nossa vida? 

Jesus resumiu toda a lei e os profetas, isto é, todos os escritos sagrados que chamamos Antigo Testamento, num princípio simples que veio a ser conhecido como a regra áurea: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles” (Mateus 7:12). De que maneira pode fazer o que Ele ordenou, independentemente do custo?