25.8.19

Um Novo Tipo de Comunidade

Domingo, 25 de Agosto 

Depois da ascensão de Jesus e da vinda do Espírito Santo no Pentecostes, o grupo de cristãos cresceu de forma rápida e criou a igreja primitiva, um novo tipo de comunidade entre os seguidores de Jesus, inicialmente liderada pelos Seus primeiros discípulos. No entanto, esta nova comunidade não foi apenas algo que eles criaram entre si; em vez disso, foi fundada sobre os ensinos e ministério de Jesus e fundamentada na longa história das Escrituras hebraicas e dos seus profetas. 

1. Leia Atos 2:42-47 e 4:32-37. Quais são os elementos essenciais nestas descrições da comunidade da igreja primitiva? 

Embora pareça que os israelitas não conseguiram viver o projecto de uma sociedade justa e generosa, a comunidade da igreja primitiva levou a sério a ordem de que não devia haver pobres entre eles (Deuteronómio 15:4). Uma das expressões práticas da sua fé foi partilhar os seus recursos materiais, até vender terras e doar o valor recebido (veja Atos 4:34 - 5:2) para atender às necessidades dos seus irmãos na fé, bem como ser uma bênção aos que não faziam parte daquela nova comunidade, especialmente através do ministério da cura (veja Atos 3:1-11; 5:12-16). 

No entanto, esta comunidade não era uma sociedade utópica. À medida que aumentava o número de cristãos, cresciam as tensões sobre a administração destes recursos, especialmente em relação à distribuição diária de alimentos às viúvas (veja Atos 6:1). Os discípulos, que eram os líderes naturais do grupo, desejavam concentrar-se na pregação do evangelho. Para lidar com a situação, eles precisaram de se reorganizar. 

Sete homens foram nomeados para se concentrarem nos assuntos práticos da comunidade da igreja. Este foi talvez o primeiro reconhecimento dos diferentes ministérios e habilidades a ser exercidos na igreja. Ao mesmo tempo, ficou demonstrada a importância do ministério prático para a vida e testemunho dos cristãos. “Os mesmos princípios de piedade e justiça que deviam orientar os líderes entre o povo de Deus nos dias de Moisés e de Davi, deviam ser igualmente seguidos por aqueles a quem foi entregue o cuidado da recém-organizada igreja de Deus na dispensação cristã” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 95). 

Tente imaginar como deve ter sido aquela comunidade primitiva. Como podemos refletir os princípios que a igreja manifestou neste período?