14.8.19

Purificando o templo

Quarta-feira, 14 de Agosto 

Quando lemos as histórias de Jesus nos evangelhos, somos atraídos muitas vezes pela Sua imagem mansa – o Seu cuidado para com os doentes e as crianças, as Suas histórias sobre a busca pelos perdidos e os Seus discursos sobre o reino de Deus. Por isso, quando O vemos a agir de maneira enérgica e sem rodeios, especialmente contra os líderes religiosos da Sua época e algumas das suas práticas, podemos ficar surpreendidos. 

4. Leia Mateus 21:12-16, Marcos 11:15-19, Lucas 19:45-48 e João 2:13-17. Qual é a importância de estes relatos semelhantes terem sido contados em todas as narrativas dos evangelhos? 

Não nos surpreende que este incidente tenha sido incluído em cada um dos evangelhos. É uma história repleta de drama, ação e furor. Jesus estava evidentemente preocupado com o uso que estavam a dar ao templo e com a substituição da verdadeira adoração pela venda de animais sacrificais. Que profanação de tudo o que estes sacrifícios representavam, isto é, a Sua morte substitutiva pelos pecados do mundo! 

Esta ação direta encaixa-se bem na tradição dos profetas hebreus. Este ponto é sugerido em cada um dos evangelhos, por Jesus ou pelos escritores destes relatos ao citarem Isaías, Jeremias e Salmos para explicar o que aconteceu nesta história. O povo reconheceu Jesus como profeta (veja Mateus 21:11) e aproximou-se Dele enquanto Ele curava e ensinava no pátio do templo depois de ter expulsado os mercadores e cambistas. As pessoas encontraram cura no Seu toque e a esperança crescia no coração delas enquanto ouviam os Seus ensinamentos. 

Os líderes religiosos também reconheceram Jesus como profeta, Alguém que apresentava perigo ao seu poder e à estabilidade da ordem social, e conspiraram para o matar, da mesma forma que os seus antepassados tramaram contra os profetas nos séculos anteriores (Examine o contraste entre as duas respostas a Cristo em Lucas 19:47, 48). 

Sendo membros da igreja, como podemos garantir que as nossas congregações nunca se tornem lugares que necessitem daquilo que o templo necessitava nos dias de Cristo? Quais são os perigos espirituais que devemos evitar? Como?