22.8.19

“Os Meus Pequeninos Irmãos”

Quinta-feira, 22 de Agosto 

Outra ocasião em que Jesus recebeu uma pergunta e deu uma resposta bastante diferente da expectativa dos Seus interlocutores encontra-se no sermão registado em Mateus 24 e 25. Os discípulos foram a Jesus e perguntaram sobre a destruição do templo em Jerusalém e sobre o momento do Seu regresso (veja Mateus 24:1-3). A conclusão da Sua prolongada resposta a esta pergunta referiu-se à prática de alimentar os famintos, dar de beber aos sedentos, acolher os estrangeiros, vestir o nu, cuidar dos doentes e visitar os que estavam na prisão. Ele assegurou-lhes: “Sempre que o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes” (Mateus 25:40) e “Sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a Mim o deixastes de fazer” (Mateus 25:45). 

Isto está relacionado com as perguntas que deram início a este ensino equivalente a uma descrição do juízo final. Ao longo de Mateus 24, Jesus apresentou respostas mais directas às perguntas dos discípulos, dando sinais e advertências sobre a destruição de Jerusalém e o fim dos tempos, mas Ele enfatizou a necessidade de “vigiar” e viver de maneira apropriada à luz da promessa da Sua segunda vinda. Na primeira parte de Mateus 25, a história das virgens sábias e das loucas instiga a necessidade de preparação para um regresso inesperado ou demorado; a história dos três servos apresenta a necessidade de viver de modo correcto e produtivo enquanto O aguardamos. Depois, a parábola das ovelhas e bodes é muito mais específica quanto às tarefas com as quais o povo de Deus deve estar ocupado. 

6. Leia Mateus 25:31-46. O que disse Jesus nesta passagem? Porque não fala este texto de salvação pelas obras? O que significa realmente ter uma fé salvadora? 

Jesus disse que quando servimos aos outros estamos a servir a Ele. Esta declaração deve transformar todos os nossos relacionamentos e atitudes. Imagine poder convidar Jesus para uma refeição ou visitá-Lo no hospital ou na prisão. [...] Jesus disse que fazemos isso quando oferecemos esse serviço às pessoas da nossa comunidade. Que oportunidade incrível Ele nos oferece desta maneira! 

Em espírito de oração, leia o que Jesus disse nestes versículos. Como entendemos a ideia de que Ele simplesmente Se igualou aos famintos, nus e aprisionados? Que obrigação poderosa coloca isto sobre a nossa maneira de viver?