26.8.19

O Ministério e Testemunho de Dorcas

Segunda-feira, 26 de Agosto 

Tal como Jesus tinha predito, à medida que a igreja se começou a espalhar “tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da Terra” (Atos 1:8), novos cristãos abraçaram a fé e o ministério de Jesus. Entre eles estava Dorcas, também conhecida como Tabita, na cidade de Jope. É evidente que ela levou a sério o ensino especial de Jesus de que, quando vestia o nu, ela o estava a fazer ao próprio Jesus (veja Mateus 25:38, 40). 

2. Leia a descrição de Dorcas e do seu ministério em Atos 9:36. A sua vida e ministério podiam ser descritos num formato semelhante a este verso? Como gostaria que as pessoas o descrevessem? 

Parece que o ministério de Dorcas era tão notável que a descrição dela como “discípula” (veja Atos 9:36), bem como a sua fidelidade, energia e foco nos outros eram reconhecidos mesmo fora da sua cidade natal. 

Pedro estava a visitar Lida, a cidade vizinha, e o povo de Jope pediu-lhe que ele viesse em resposta à morte prematura de Dorcas (veja Atos 9:37-41). Na sua chegada a Jope, Pedro foi recebido por muitas pessoas que tinham sido auxiliadas por Dorcas através do trabalho dela com os pobres. Elas mostraram-lhe as roupas que Dorcas tinha feito e contaram-lhe histórias de como ela as tinha ajudado e a muitas outras pessoas. 

O facto de que Pedro orou por Dorcas e Deus restaurou esta mulher à vida não garante que vai sempre correr tudo bem aos que dedicam a sua vida ao serviço dos outros. Afinal, Dorcas já tinha sofrido doença e morte, e Estêvão, um dos primeiros diáconos nomeados para ministrar às viúvas na igreja, também se tinha tornado o primeiro mártir (veja Atos 7:54-60). Uma vida de serviço não é um caminho fácil, sem obstáculos; às vezes pode até ser a estrada mais difícil. 

No entanto, nesta história Deus usou o reconhecimento do Seu amor e poder tanto na vida como na morte de Dorcas para causar um forte impacto no povo de Jope: “Isto tornou-se conhecido por toda Jope, e muitos creram no Senhor” (Atos 9:42). 

Se morresse, as pessoas sentiriam falta da sua contribuição assim como o ministério de Dorcas foi lembrado e lamentado? Como podemos deixar um melhor legado de serviço? Considerando a história desta mulher que fazia roupas para os necessitados, quais são as suas habilidades práticas para usar no serviço às pessoas?