28.8.19

O Guia de Paulo Para Viver e Amar Intensamente

Quarta-feira, 28 de Agosto 

A carta de Paulo aos Romanos é mais conhecida pelas suas explicações detalhadas da grande doutrina da salvação pela fé mediante a morte de Cristo. Porém, depois de 11 capítulos sobre essa doutrina, ele muda a ênfase e oferece um guia prático para viver e amar satisfatoriamente, com base na graça e amor de Deus revelados em Jesus e na história do evangelho: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1). O que Paulo afirma é que, por causa do que Deus fez por nós em Jesus, devemos viver desta maneira. 

4. Leia e resuma Romanos 12, observe de maneira especial as instruções para amar e cuidar dos outros, principalmente dos necessitados. 

Em certo sentido, Romanos 12 funciona como um resumo de muitos assuntos aos quais Paulo deu atenção mais detalhada em algumas das suas outras cartas. Ele falou sobre as diferentes funções e dons dentro do corpo da igreja, inclusive o dom de servir e de encorajar outros e o de doar generosamente (veja os versos 3-8). Mas estas coisas devem ser feitas com entusiasmo e, acima de tudo, com amor (veja os versos 9-11). 

Paulo descreveu em termos práticos o que é esta maneira de viver. Ele rogou aos cristãos que fossem pacientes nas dificuldades e perseguições, cuidassem dos necessitados, fossem pacificadores em qualquer lugar e sempre que possível, como vimos anteriormente, reagissem ao mal e à injustiça com bondade, vencendo o mal com a prática do bem (veja Romanos 2:20, 21). 

Este capítulo descreve o que significa viver como uma nova criatura, servindo a Deus individualmente e como parte de uma comunidade de fé. Paulo declarou a estes novos seguidores de Cristo que a sua vida, prioridades e ações deviam mudar por causa da sua resposta ao que Jesus tinha feito por eles através da Sua morte na cruz e devido à esperança de vida eterna que resultava do Seu sacrifício. Vivendo como eles viviam, numa sociedade opressora e muitas vezes cruel no centro do Império Romano, Paulo instruiu-os a viver de maneira diferente: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Romanos 12:2). 

A que atitudes e práticas precisa resistir na sua comunidade para viver e amar de maneira ideal como um seguidor de Jesus?