2.8.19

Isaías

Quinta-feira, 01 de Agosto

6. Leia Isaías 1:15-23; 3:13-15; 5:7, 8. Qual foi a resposta do profeta ao observar a sociedade ao seu redor?

O sermão inicial de Isaías, nos primeiros cinco capítulos, é uma mistura de 1) críticas severas ao tipo de sociedade que o povo de Deus tinha formado, 2) advertências do juízo iminente em resposta à sua rejeição a Deus e contínuas transgressões, e 3) ofertas de esperança caso o povo se voltasse para Deus e reformasse a sua vida e a sua sociedade. Mas talvez a emoção mais forte expressa nas palavras do profeta seja um sentimento de pesar. Fundamentado na sua compreensão de quem era Deus e do que Ele desejava para o Seu povo, o profeta estava a lamentar o que se tinha perdido, as inúmeras pessoas negligenciadas que estavam a ser feridas e o juízo que estava para vir sobre a nação.

Isaías continuou neste padrão ao longo do seu ministério profético. Ele exortava o povo a lembrar-se do que Deus tinha feito por eles e oferecia ao povo a esperança do que Deus desejava fazer por eles no futuro. Portanto, eles deviam buscar ao Senhor naquele momento, pois este relacionamento renovado com Ele incluía o arrependimento dos seus erros e a mudança na maneira de tratar os outros.

Nos capítulos 58 e 59 de Isaías, o profeta voltou a falar especificamente da preocupação com a justiça. Ele descreveu novamente uma sociedade em que “o direito se retirou, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade” andava “a tropeçar pelas praças, e a retidão não” podia “entrar” (Isaías 59:14). Mas ele também declarou que Deus estava ciente disto e que Ele resgataria o Seu povo – “Virá o Redentor” (Isaías 59:20).

Ao longo do livro de Isaías, uma parte significativa da atenção do profeta é dada à proclamação da vinda do Messias, aquele que finalmente restabeleceria o reino de Deus na Terra e traria consigo justiça, misericórdia, cura e restauração.

7. Leia Isaías 9:6, 7; 11:1-5; 42:1-7; 53:4-6. Como se encaixam estas profecias no que compreende da vida, ministério e morte de Jesus? O que sugerem estas profecias sobre o propósito da Sua vinda a este mundo?