9.8.19

Estudo adicional 9.8.19

Sexta-feira, 09 de Agosto 

Textos de Ellen G. White: Beneficência Social, p. 29-34 (“Isaías 58 – A Prescrição Divina”); O Desejado de Todas as Nações, p. 610-620 (“Ais Sobre os Fariseus”). 

“Insistindo sobre o valor da piedade prática, o profeta estava unicamente a repetir o conselho dado a Israel séculos antes [...]. De século em século estes conselhos foram repetidos pelos servos de Jeová aos que estavam em perigo de cair nos hábitos do formalismo e de esquecer de demonstrar misericórdia.” Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 326, 327 

“Tenho sido instruída a chamar a atenção do nosso povo para o capítulo 58 de Isaías. Leiam cuidadosamente este capítulo e compreendam a espécie de ministério que levará vida às igrejas. A obra do evangelho deve ser promovida através da nossa liberalidade bem como dos nossos labores. Quando encontrarem pessoas sofredoras a necessitar de auxílio, deem-lhes. Quando acharem os que estão famintos, alimentem-nos. Assim fazendo estarão a trabalhar nas linhas do ministério de Cristo. O santo trabalho do Mestre era de benevolência. Que o nosso povo em todos os lugares seja encorajado a tomar parte nele.” Ellen G. White, Beneficência Social, p. 29 

Perguntas para discussão 

1. Já pensou na prática da justiça e da misericórdia como atos de adoração? Isto pode mudar a sua maneira de cuidar dos outros e de adorar? 

2. Como evitar a negligência aos “preceitos mais importantes da Lei” (Mateus 23:23), de maneira individual e coletiva? Já coou mosquitos e engoliu camelos? (Mateus 23:24)? 

3. Porque é a hipocrisia um pecado grave? 

4. Como devem a visão de Deus e a Sua paixão pelos pobres e necessitados mudar a sua visão do mundo? Leria ou ouviria as notícias de maneira diferente caso as visse ou as ouvisse com os olhos e ouvidos de um profeta? 

Resumo: Embora os profetas se preocupassem com o mal na terra, eles concentraram-se especialmente no mal cometido por pessoas que alegavam ser adoradoras de Deus. Para os profetas e para Jesus, a adoração é incompatível com a injustiça, e a prática de uma religião assim é hipocrisia. A verdadeira adoração que Deus busca envolve o trabalho contra a opressão e o cuidado para com os pobres e necessitados.