23.8.19

Estudo adicional 23.8.19

Sexta-feira, 23 de Agosto 

Textos de Ellen G. White: O Desejado de Todas as Nações, p. 497-505 (“O Bom Samaritano”) e p. 637-641 (“Um Destes Meus Pequeninos Irmãos”); Parábolas de Jesus, p. 260-271 (“Como se Decide o Nosso Destino”) e p. 376-389 (“A Verdadeira Riqueza”). 

“Cristo derriba a parede de separação, o amor-próprio, o separatista preconceito de nacionalidade e ensina amor a toda a família humana. Ergue os homens do estreito círculo que lhes prescreve o egoísmo; elimina todos os limites territoriais e as convencionais distinções da sociedade. Não faz diferença entre vizinhos e estrangeiros, amigos e inimigos. Ele ensina-nos a considerar todo o necessitado como nosso semelhante, e o mundo como o nosso campo.” Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 42 

“A norma da regra áurea é o verdadeiro padrão do cristianismo; tudo o que a deixa de cumprir é um engano. Uma religião que induz os homens a estimarem pouco os seres humanos, avaliados por Cristo em tão alto valor que por eles Se doou; uma religião que nos leve a negligenciar as necessidades humanas e os seus sofrimentos ou direitos é religião falsa. Menosprezando os direitos do pobre, do sofredor e do pecador, estamos a demonstrar-nos traidores de Cristo. É porque os homens usam o nome de Cristo ao passo que na vida Lhe negam o caráter, que o cristianismo tem no mundo tão pouco poder.” Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 136, 137 

Perguntas para discussão 

1. Das passagens estudadas nesta semana, qual é a sua preferida? Porquê? 

2. Porque uma fé “que nos leve a negligenciar as necessidades humanas e os seus sofrimentos ou direitos é falsa religião”? 

3. Como os versos do estudo de quinta mostram o que também implica ter a “verdade”? 

Resumo: Os ensinos de Jesus estabelecem um modo de vida diferente para os cidadãos do Seu reino. Com base no Antigo Testamento, Ele ampliou a ênfase em cuidar dos pobres e oprimidos, destacando que os Seus seguidores viverão de modo compassivo enquanto aguardam o Seu regresso.