27.8.19

Doação Como Forma de Partilhar

Terça-feira, 27 de Agosto 

Depois da sua conversão, Paulo assumiu a missão de levar o evangelho ao mundo gentio. O sucesso que Deus lhe deu levantou questões importantes sobre a relação entre as raízes judaicas da emergente fé cristã e os novos seguidores de Jesus. Um concílio de líderes cristãos judeus e gentios reuniu-se em Jerusalém para discutir o assunto e buscar a orientação divina sobre estas questões complicadas. A reunião e as suas resoluções estão registadas em Atos 15. 

No entanto, no relatório de Paulo sobre esta reunião, encontrado em Gálatas 2, ele acrescentou outro elemento importante às ordens que tinha recebido do concílio de Jerusalém para o seu ministério contínuo entre os gentios: “Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência” (Gálatas 2:10). 

E Paulo continuou a perseguir este objetivo pessoalmente (veja, por exemplo, Atos 20:35) durante todo o seu ministério. Como aconteceu com a igreja primitiva em Jerusalém, Paulo expandiu a visão da comunidade cristã para aceitar todos os crentes. 

3. Leia 2 Coríntios 8:7-15. Como relacionou Paulo o evangelho e a doação generosa? 

Paulo usou duas referências do Antigo Testamento para exortar os cristãos a cuidar dos seus irmãos em circunstâncias difíceis. Ele citou a história da provisão generosa de maná aos israelitas no deserto como um modelo de doação e do ato de partilhar entre a comunidade mais ampla da igreja (2 Coríntios 8:15). Ele também citou o Salmo 112:9: “Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.” (2 Coríntios 9:9). 

Paulo recomendou que os seus leitores fossem intencionais nas doações, que separassem regularmente uma parte da sua renda para que ele ou Tito recolhessem essas ofertas e as entregassem aos necessitados em Jerusalém. Ele usou o exemplo de uma igreja para encorajar outras a ter generosidade semelhante. Ele escreveu: “Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos;” (2 Coríntios 9:13). 

Como devemos dar prioridade às nossas doações quando não podemos doar a todas as causas nem a todas as necessidades apresentadas?