18.8.19

Apresentação do Sermão da Montanha

Domingo, 18 de Agosto 

O sermão (ou coleção de ensinos) mais longo de Jesus é o Sermão da Montanha. A Sua descrição de três capítulos sobre a vida no reino de Deus começa com uma declaração de valores que veio a ser conhecida como as “Bem-aventuranças”. 

1. Leia Mateus 5:2-16. Quais são as características comuns destes nove valores ou tipos de pessoas descritas por Jesus como “bem-aventurados”? 

Junto com a profunda aplicação espiritual destas palavras, não devemos perder de vista a sua interpretação prática. Jesus falou sobre reconhecer a pobreza em nós e no nosso mundo. Ele também falou sobre retidão (traduzida como “justiça” em algumas versões da Bíblia), humildade, misericórdia, pacificação e pureza de coração. Devemos observar a diferença prática que estas qualidades fazem na nossa vida e no nosso mundo quando elas são vividas. Esta interpretação prática é enfatizada nas declarações seguintes de Jesus, nas quais Ele instou com os Seus discípulos a ser sal e luz no mundo (Mateus 5:13-16). 

Quando usados apropriadamente, o sal e a luz fazem a diferença nos contextos em que são adicionados. O sal traz sabor e preserva os alimentos aos quais ele é acrescentado. Ele simboliza o bem que devemos fazer para os que nos rodeiam. De forma semelhante, a luz afasta a escuridão, revela obstáculos e perigos, torna uma casa ou cidade mais segura e apresenta um ponto de referência para a nossa localização e navegação, mesmo a certa distância. Jesus mostrou que devemos resplandecer como a luz numa noite escura: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus” (Mateus 5:16). 

Os símbolos do sal e da luz indicam a responsabilidade dos discípulos em influenciar e melhorar a vida dos que estão à sua volta. Somos sal e luz quando choramos apropriadamente, temos um coração puro, praticamos a humildade, mostramos misericórdia, promovemos a paz e resistimos à opressão. Portanto, Jesus começou este sermão com o chamado a incorporar estes valores do Seu reino, às vezes desprezados. 

De que maneira a sua igreja atua como sal e luz ? A sua comunidade é um lugar melhor porque a sua igreja está ali? Se ela fosse desativada, que diferença isso faria?