3.7.19

Um mundo arruinado

Quarta-feira, 03 de Julho 

Deus deu a Adão e Eva algo que Ele não deu a nenhuma outra criatura da Terra: a liberdade moral. Eles eram seres morais de uma forma que as plantas e animais jamais poderiam ser. Deus valoriza tanto esta liberdade moral que permitiu que o Seu povo escolhesse desobedecer. Ao fazer isto, Ele arriscou tudo o que tinha criado com o objetivo maior de ter com as Suas criaturas humanas um relacionamento fundamentado no amor e no livre-arbítrio. 

Visto que esta liberdade moral também existia para os anjos, havia também um destruidor, alguém que desejava perturbar o mundo bom e pleno que Deus tinha criado. O anjo rebelde buscou usar a criatura especial de Deus na Terra – o ser humano – para realizar o seu objetivo. Falando através da serpente, o diabo questionou a plenitude e suficiência daquilo que Deus tinha concedido (veja Génesis 3:1-5). A principal tentação foi cobiçar mais do que o Senhor lhes tinha dado, duvidar da Sua bondade e confiar em si mesmos. 

Nesta escolha foram arruinados os relacionamentos como Deus tinha projetado. Adão e Eva já não desfrutaram do relacionamento com o Criador para o qual tinham sido planeados (Génesis 3:8-10). Estes dois seres humanos de repente perceberam que estavam nus e envergonhados, e o relacionamento entre eles foi alterado de forma quase irreparável. A sua interação com o restante da Terra também foi arruinada e tornou-se hostil. 

4. Leia Génesis 3:16-19. O que revelam estes versículos sobre a modificação nas relações entre o ser humano e o mundo natural? 

Por causa do pecado, a vida ficou muito mais difícil. As consequências foram reais, especialmente porque afetaram a humanidade e os seus relacionamentos. Em certo sentido, estamos distantes de Deus, o Criador. A nossa família também é afetada em muitos aspectos e, frequentemente, o nosso relacionamento com os outros é um desafio. Lutamos até em relação ao ambiente natural e ao mundo em que vivemos. Todas as facetas da vida mostram a ruína causada pelo pecado. 

Mas Deus não criou o mundo para que fosse assim. As “maldições” de Génesis 3 vêm acompanhadas da promessa de que Deus recriaria o nosso mundo e repararia os relacionamentos arruinados pelo pecado. Enquanto lutamos contra o pecado e os seus efeitos, somos chamados a preservar a bondade original do mundo e a viver o plano que Deus tem para ele.