23.7.19

Promessas de um rei

Terça-feira, 23 de Julho 

3. Leia o Salmo 101. Embora tenha sido escrito para líderes, que conselho importante podemos extrair para nós, seja qual for a nossa posição na vida? 

O Salmo 101 é um texto para líderes. Acredita-se que estes versos foram compostos por Davi nos seus primeiros dias como rei de Israel. Eles podem até ter sido adaptados de votos que ele fez no momento da sua coroação. Na sua experiência como guerreiro de Saul e sendo depois fugitivo dele, Davi testemunhou por si mesmo como um rei que “perde a cabeça” pode prejudicar a nação e a própria família. Davi decidiu que ele seria um líder diferente. 

Poucos de nós somos líderes políticos ou de uma nação, mas temos funções em que temos a oportunidade de influenciar e encorajar os outros. Estas atribuições podem ser na nossa vida profissional, no envolvimento comunitário, na família ou na igreja. Como Ellen G. White comentou sobre um destes contextos de liderança, “os votos de Davi, registrados no Salmo 101, devem ser os de todos sobre quem repousam as responsabilidades de zelar pelas influências do lar” (Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 119). 

Quando tivermos oportunidade, devemos estar preparados para sugerir e defender essts princípios aos que ocupam posições de liderança. E todos nós, na nossa liderança e esferas de influência, temos a oportunidade de aplicar os princípios de liderança de Davi para que sejamos uma bênção para os outros. 

O ponto de partida para Davi foi honrar a Deus pela Sua misericórdia e justiça (Salmos 101:1), que se tornaram o fundamento de tudo o que Davi buscou defender na sua liderança. Ele buscou aprender e praticar estas características na sua vida e obra. Para fazer isso, ele teve que resistir às tentações de praticar delitos, corrupção e desonestidade, os quais são armadilhas especiais para os que estão em posições de liderança. 

Sabendo da importância dos bons conselheiros para o ajudar a fazer o que era correcto, Davi prometeu buscar pessoas confiáveis e nomear oficiais honestos. Justiça e misericórdia deviam marcar a sua liderança, mesmo entre os que trabalhavam com ele. 

Ainda que não estejamos numa posição em que tenhamos conselheiros e oficiais, como podemos preencher a nossa vida com influências que nos ajudem a viver e a liderar com justiça e misericórdia a favor dos que precisam?